Suape entre os bairros 100% LED
access_time 13/10/2020

Com o objetivo de universalizar a cobertura LED na iluminação pública do Cabo, a Prefeitura, através do programa Cabo Cidade Iluminada, está transformando a vida da população. Suape, no litoral da cidade, entrou para a lista dos bairros que estão 100% com cobertura LED. Agora, a iniciativa já contemplou 42 bairros e 85% do município com as novas lâmpadas.

Dezenas de bairros estão com seu parque de iluminação pública todo em luminárias LED, como no Alto dos Mirandas, Bela Vista, Charnequinha, Cohab, Cruzeiro, Garapu, Malaquias, Mauriti, São Francisco, Sapucaia, Vila Esperança, Vila Social, Massangana, Rosário, Xaréu, Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Barbalho, Charneca, Novo Horizonte, Pirapama e Enseada dos Corais, além dos Engenhos Universo, Utinga de Baixo, Tapugi, Ipiranga e Juçaral, na zona rural da cidade.

O programa Cabo Cidade Iluminada já implantou mais de 17 mil pontos de luminárias LED na cidade, atingindo uma cobertura de 85% do município. “A Prefeitura está levando para todo o território cabense segurança, economia e sustentabilidade com o programa Cabo, Cidade Iluminada. Em breve, o Cabo estará 100% coberto por luminárias LED’’, informou o gerente de Iluminação Pública, Ednaldo Júnior.

São vários os benefícios na utilização da tecnologia LED. As lâmpadas possuem baixo custo de energia elétrica em relação às lâmpadas de vapor de sódio e às lâmpadas de vapor metálicos, possuem alto rendimento, ou seja, baixa dissipação de energia, são produzidas com materiais semicondutores, como o silício, causando menos impactos na natureza, além de ter uma vida útil mais longa, podendo ultrapassar facilmente 100 mil horas de uso, garantindo mais economia para os cofres públicos.

Por Caio Rodrigues

Foto: Jakson Costa