Vacinação antirrábica de cães e gatos no Cabo acontecerá em áreas de engenho
access_time 20/10/2020

Este ano, no Cabo de Santo Agostinho, a Campanha de Vacinação Antirrábica está sendo realizada na zona rural. A campanha teve início no dia 5 desse mês. De acordo com a gerência de Vigilância em Saúde, a zona rural foi priorizada por recomendação da Secretaria Estadual de Saúde devido a proximidade com municípios que registraram casos de raiva animal nos últimos quatros anos.

As equipes de zoonoses fazem o trabalho de forma domiciliar, indo de casa em casa para aplicar a vacina. Até essa terça-feira (20), 10 dos 96 engenhos do Cabo foram visitados. A estimativa é vacinar seis mil cães e gatos existentes na zona rural da cidade. Pelo grande número de engenhos, o Cabo deve manter a vacinação antirrábica até o início de 2021.
Em Juçaral, localidade com grande população de cães e gatos, será adotada a estratégia de postos fixos, ou seja, o proprietário e/ou responsável conduzirá o animal de estimação até o posto de vacinação na Praça Principal e no posto de saúde, para que ele possa receber a dose do imunobiológico.

A raiva é uma doença infectocontagiosa aguda, com letalidade de aproximadamente 100%. Só a vacina previne. Essa doença pode acometer todos os mamíferos, inclusive o cão, o gato e o homem. A vacina contra raiva animal deve ser dada anualmente aos cães e gatos. Os proprietários ou responsáveis devem evitar que seus animais fiquem soltos nas ruas. Em casos de agressão por algum animal, o ferimento deve ser lavado com água corrente abundante e sabão e, em seguida, a vítima ou algum parente deverá comunicar o acidente a Unidade de Vigilância de Zoonoses, ligando para o telefone: (81) 99159-1148. Além disso, deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência.

Por SECOM

Foto: João Barbosa