Prefeitura do Cabo reforça ações do Novembro Azul nas Unidades de Saúde
access_time 05/11/2020

Durante este mês, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho estará promovendo nas Unidades de Saúde da Família (USFs) a Campanha Novembro Azul, dedicada a prevenção do câncer de próstata. As ações reúnem palestras e realização de exames como o PSA (que avalia as alterações da próstata no sangue), HIV e Sífilis.

De acordo com o gerente da Atenção Primária, Clayton Souza, o objetivo é chamar a atenção dos homens a partir dos 50 anos para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. As palestras são abertas ao público e mesmo os homens com menos idade podem participar e receber orientações dos profissionais de saúde.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Na maioria dos casos ele ocorre a partir dos 65 anos e se desenvolve de forma lenta. “Por essa razão é necessário se prevenir, pois a forma de garantir a cura é a descoberta no início”, reforça Clayton.

Cada unidade de saúde terá dois dias da semana voltados para a programação do Novembro Azul. Para participar, os interessados devem se informar sobre a agenda da USF mais próxima de casa. A Secretaria de Saúde do Cabo também está montando uma programação especial para os servidores municipais nos centros administrativos I e II. No Cam II a ação do Novembro Azul acontece a partir do dia 16 de novembro. E no Cam I, dos dias 23 a 27 de novembro.

O exame de PSA é indicado a partir dos 50 anos. Contudo, homens com fatores considerados de risco e queixas podem ter o exame requisitado pelo médico, independente da idade. O exame de toque retal também pode ser indicado, caso haja a necessidade de uma avaliação mais precisa do diagnóstico.

SINTOMAS
. Dor ao urinar
. Presença de sangue na urina ou no sêmen
. Vontade de urinar com frequência