Secretaria de Saúde do Cabo participa do “Saúde nos Portos”
access_time 26/11/2020

Nesta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) e pelo Serviço Social do Transporte (SEST/SENAT) realizaram a 3ª edição do “Saúde nos Portos”, em Suape. O evento foi gratuito e aconteceu no pátio externo do Tecon Suape, oferecendo diversos serviços para caminhoneiros, trabalhadores portuários e visitantes.

Com o intuito de promover a conscientização entre os trabalhadores sobre a importância de cuidar da própria saúde, o evento também ofereceu serviços como massoterapia, ginástica laboral, orientação de trânsito e campanhas educativas. Além de exames importantes, como: teste de glicose, testes rápidos de DST, vacinação (Hepatite B, Difteria e Tétano, Tríplice Viral), aferição de pressão, saúde bucal, dicas sobre saúde mental, nutrição e fisioterapia, entre outros.

“Pela terceira vez, o Porto de Suape participa do Saúde nos Portos, um evento de grande importância que leva para a comunidade portuária serviços de saúde. É fundamental que os caminhoneiros e trabalhadores portuários cuidem da saúde, detectando e prevenindo doenças, e o Saúde nos Portos é uma iniciativa que permite isso”, relatou Carlos Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape.

O Saúde nos Portos tem apoio do Porto de Suape, da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste (FETRACAN), do Programa DESPOLUIR, da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, da Prefeitura do Ipojuca e da Secretaria de Saúde de Pernambuco. A meta dos organizadores é realizar 12 mil atendimentos em 20 portos brasileiros. Em 2020, o Saúde nos Portos já passou por Vitória, Rio Grande e Itaqui. Os próximos portos a receber o evento ainda neste ano serão Itajaí e Paranaguá.

Por Polyana Moura

Foto: João Barbosa