Patrulha Maria da Penha intensifica monitoramento e mapeamento de vítimas de violência doméstica na região do Cabo de Santo Agostinho
access_time 12/01/2021

A secretária da Mulher na manhã desta terça-feira (12), realizou na sede da SDS (Secretaria de Defesa Social) uma reunião com a Patrulha Maria da Penha para execução do mapeamento de vítimas na cidade do Cabo que visa o cumprimento das medidas protetivas e de segurança.
A Patrulha Maria da Penha é um serviço que tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência vigentes, baseadas na Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
“Precisamos alinhar os procedimentos no atendimento às mulheres em situação de violência que estão sob medida protetiva. Esta ação vai garantir eficácia e maior segurança para as mulheres que estão sendo acompanhadas. Quando articulamos com a patrulha, fortalecemos a rede e possibilitamos que o trabalho flua. ” Comentou Walkiria Alves, Secretária da Mulher.

Para Marcio Carvalho, a iniciativa é mais um instrumento de defesa das mulheres contra os agressores. “É uma importante integração entre os agentes da inteligência e da proteção à mulher. Com a visita da Brigada semanalmente, por exemplo, faz com que o agressor saiba que essas mulheres estão sob vigilância, sob o cuidado do poder público municipal, e assim, vai refrear os seus instintos de agressão", contou o Gerente de Monitoramento e Segurança do Cabo.
Entre as atribuições do grupamento estão apoiar e acompanhar a equipe técnica da Secretaria da Mulher (assistentes sociais, psicólogas e advogadas) na realização de suas atividades internas e externas como audiências judiciais, visitas domiciliares e em ações pedagógicas relacionadas ao enfrentamento à violência e à disseminação da Lei Maria da Penha.

Por Camilla Moura

Foto: Secom