Instagram Facebook Twitter Youtube e-SIC: Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

accessibility
Alto contraste
brightness_6
Aumentar texto
zoom_in
Diminuir texto
zoom_out
Teclas de atalho


Cabo continuo com programação de exames gratuitos de mamografia desta vez na Praia de Gaibu
access_time 15/01/2021


Mesmo com a pandemia da Covid-19, as outras doenças como o câncer de mama continuam a existir. Por isso, a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho continuou nesta sexta-feira (15/01), com a programação da unidade móvel do Projeto: Amigo do Peito, que continua oferecendo gratuitamente exames para prevenção e diagnóstico ao câncer de mama. Desta vez, a ação vem contemplando mulheres do litoral cabense, que está sendo feita no Posto da Unidade de Saúde da Família, em Gaibu. A iniciativa é através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Executiva da Mulher.

A ação visa alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A realização do exame de mamografia é para as mulheres que estão na faixa etária entre 50 a 69 anos. Foram distribuídas 80 fixas, sendo 40 (manhã) e 40 na parte da tarde.

“A ação Amigo do Peito foi até hoje na praia de Gaibu. Mais continuamos com a realização do exame de mamografia nas clinicas que são contratadas pela prefeitura do Cabo, para o atendimento da população. As mulheres devem procurar o serviço da unidade de saúde mais próxima da sua casa e deve fazer o seu cadastro, para ser acompanhada”, ressaltou a coordenadora de Saúde do Cabo, Giselle Paiva. Ela ainda ressaltou, que é importante que todo mês, após oito dias da sua menstruação, faça o toque e suas mamas e que seja feito o exame a cada ano.

Para a moradora da Praia de Gaibu, Marileide Ferreira Roque, 57, o exame é de extrema importância para nós mulheres. Parabenizo a gestão do prefeito Keko do Armazém em está sempre se preocupado com a população.

O uso de máscaras foi obrigatório nos locais de atendimento e o distanciamento físico entre as usuárias foram respeitadas.

CÂNCER DE MAMA - O câncer de mama, como o próprio nome diz, é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Por Gesla Ferreira

Foto: Gilberto Crispim








© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha, CEP: 54.515-020 | Atendimento: +55 (81) 3521.6645
Ouvidoria: 0800.020.5544 ou (81) 3524.5544
CNPJ: 11.294.402/0001-62
E-mail: prefeitura@cabo.pe.gov.br