Cabo: vacinação da Covid19 teve início nesta terça-feira (19)
access_time 19/01/2021


Os primeiros vacinados foram profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus no Hospital Mendo Sampaio

O médico Dr. Assuero Tavares de Araújo e a enfermeira Marta Julia Vasconcelos, ambos de 58 anos, foram os primeiros vacinados na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Os profissionais trabalham na linha de frente do combate ao novo coronavírus no Hospital Mendo Sampaio. A imunização aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (19).

A 1ª fase da imunização irá contemplar profissionais de saúde, que atuam no combate à Covid-19; pessoas com mais de 60 anos, que vivem em Instituições de Longa Permanência e os trabalhadores desses locais; e pessoas acima de 18 anos com deficiência severa, que vivem em instituição de abrigo. “Sou do grupo de risco, mas escolhi continuar trabalhando na linha de frente, pois amo o que faço e, neste momento tão difícil, precisava ajudar salvando vidas. Fico muito feliz de estar aqui tomando essa vacina e representando a força de um cidadão poder tomar a vacina”, declara Dr. Assuero que trabalha há quase 15 na rede municipal de saúde do Cabo.

Emocionada, a enfermeira Marta Julia Vasconcelos, conta que perdeu muitos amigos e colegas de trabalho durante a pandemia. “É inexplicável a sensação de poder estar aqui recebendo a vacina. Tantas pessoas que eu conhecia se foram por esse vírus. Espero que eu e Dr. Assuero possamos ser o exemplo para que todos se vacinem”.

As vacinas chegaram ao município na tarde desta terça-feira (19). Ao todo foram 3.620 mil doses da vacina Coronavac, que imunizarão 1.740 mil profissionais de saúde, o que representa 30% dos 5.801 trabalhadores de saúde do município. Além deles, 100% dos idosos institucionalizados e pessoas acima de 18 anos com deficiência severa, que vivem em instituição de abrigo, e os funcionários dos abrigos também serão imunizados, que totaliza 70 pessoas. A segunda dose será realizada a partir dos 14 dias da administração da primeira dose.

Apesar do início da vacinação, o prefeito Keko do Armazém alerta que a população deve manter-se vigilante no combate ao vírus. “Este é um momento único de esperança nesta pandemia, mas precisamos continuar usando máscaras, álcool em gel, evitando aglomerações e seguindo as orientações de higienização da Organização Mundial da Saúde. Se cada um fizer sua parte conseguiremos vencer esse vírus”, pontua.

IMUNIZAÇÃO NO CABO SEGUIRÁ O CALENDÁRIO FEDERAL

1ª FASE: trabalhadores de Saúde; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e pessoas acima de 18 anos com deficiência institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
2ª FASE:pessoas com mais de 60 anos;
3ª FASE: pessoas com comorbidades, como Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares ecerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40);
4ª FASE: Profissionais de serviços essenciais; população quilombola e de comunidades ribeirinhas.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Gilberto Crispim







Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
CNPJ: 11.294.402/0001-62
Endereço: Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha
Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, Brasil
Telefone: +55 (81) 3521.6645
 

© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho