Professoras da Rede Municipal recebem certificado de reconhecimento por projeto Cartas Solidárias
access_time 21/01/2021

As professoras Adelma Marques da Silva e Aldenize Pereira da Silva receberam nesta quinta-feira (21) um certificado de reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação pelo projeto Cartas Solidárias. As educadoras lecionam na Escola Dr. Humberto da Costa, Engenho Pau Santo, nas turmas do 4ª ano e do pré-escola II respectivamente.
O projeto surgiu em julho do ano passado, quando os alunos começaram a relatar às professoras que estavam muito tristes com o distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais. Depois de conversarem, as professoras tiveram a ideia de criar o projeto Cartas Solidárias, com o intuito de incentivar os estudantes a escreverem cartas para seus colegas de turma e parentes, diminuindo esta angústia e aprimorando técnicas de redação.
A professora Aldenize Pereira dá aula para crianças de 5 a 6 anos. Como eles não têm habilidades de escrita, ela incentivava fizessem desenhos. “Começamos a escrever e pedíamos para eles descreverem por áudio o que sentiam quando viam aquela carta e ficavam muito felizes porque sabiam que o professor estava os valorizando mesmo de longe”, explicou.
Para os alunos do 4ª ano, da professora Adelma Marques, o gênero textual de redação era bem explorado. A educadora ficou emocionada com a homenagem e, no seu discurso, destacou a importância desse reconhecimento. “A atual gestão já começou o ano reconhecendo todo trabalho que a gente faz e que muitas vezes não é visto, mas, que por meio do projeto Cartas Solidárias, a sociedade pôde visualizar com mais nitidez o que já fazemos todos os dias em sala de aula”, pontua.
O Secretário Municipal de Educação parabenizou o trabalho das educadoras e afirmou que é importante ter políticas pedagógicas bem estabelecidas dentro das escolas. “Fizemos esta homenagem para mandar a mensagem de que estamos juntos dos profissionais da educação e as boas práticas serão sempre valorizadas. Vamos dar o apoio para que tenham as melhores opções de funcionamento e estimular ações como essa para garantir o vínculo entre escola e aluno”.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Sillas Gabriel