120 alunos recebem certificado de qualificação profissional pelo Programa Acessuas
access_time 21/01/2021

Na tarde desta quinta-feira (21), 120 alunos dos cursos de assistente administrativo e assistente de logística receberam o certificado de qualificação profissional. A iniciativa foi uma parceria entre a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A qualificação teve início no começo do ano passado e um total de 180 horas curriculares. O projeto faz parte do programa de política de assistência social para promover o acesso das pessoas em situação de vulnerabilidade para cursos no município. Joseline Mendes de Lima, de 23 anos, foi uma das estudantes que participaram do curso de assistente de logística. Ela é moradora do Engenho São Salvador e afirma que se encontrou na nova profissão. “Foi um desafio concluir o curso, pois moro muito longe, mas não desisti e fiquei até o fim. Eu conheci melhor sobre a área de logística e me apaixonei. Quero sair daqui e continuar nesta área”.

A gerente de Proteção Social Básica, Marília Torres, explica que, após o curso, os estudantes são acompanhados durante um ano para ajudar no encaminhamento para o mercado de trabalho. “Temos todos os dados desses estudantes e várias empresas cadastradas no nosso programa. Então, quando uma instituição precisa de um colaborador, nós fazemos a triagem de acordo com o perfil e os encaminhamos para a seleção”, esclarece.

Na solenidade, compuseram a mesa diretória a gerente de Proteção Social Básica, Marília Torres, a coordenadora do Acessuas, Virginia Menezes, o diretor do Senai, Fernando de Melo Freire, o coordenador acadêmico do Senai, Jean Torres de Souza, e a docente de assistente administrativo e de logística, Alexandra Souza da Silva.

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) faz parte da Política Nacional de Assistência Social e atende o público com idade entre 14 a 59 anos, com prioridade para os usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda como Bolsa Família, Renda Cidadão Ação Jovem, ou ainda os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que atende famílias de baixa renda.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Sillas Gabriel