SMDS realiza bloqueios na PE-28 e PE-09 para proibir a circulação de veículos de turismo no litoral
access_time 25/01/2021

As ações de prevenção e combate ao novo coronavírus continuaram neste fim de semana (23 e 24). A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) realizou bloqueios na PE-28, após o pedágio da Rota do Atlântico, e na PE-09, antes do pedágio da Rota dos Coqueiros. A ação tem o intuito de proibir a entrada e circulação de veículos de excursão e turismo no litoral, em concordância com o decreto municipal Nº 2000, que aborda sobre medidas temporárias para a prevenção do contágio da Covid-19 no município do Cabo de Santo Agostinho.

O bloqueio contou com equipes da SMDS, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), 18ª Batalhão da Polícia Militar, guardas patrimoniais e agentes de trânsito. Na Rota dos Coqueiros, por ser a divisa entre os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, a ação também contou com o reforço da Secretaria Executiva de Mobilidade e Ordem Pública (Semop), agentes de trânsito de Jaboatão e 6ª Batalhão da Polícia Militar.

Ao todo foram abordados 12 veículos, sendo quatro prestadores de serviços ou moradores e oito que não puderem seguir viagem. O secretário da Defesa Social do Cabo, Pablo de Carvalho, afirma que a divulgação das novas regras foi crucial para inibir a chegada de veículos de turismo no litoral. “Avaliamos a operação muito positiva. As pessoas ficaram cientes das restrições e tiveram consciência. Iremos continuar a operação enquanto o decreto estiver em vigor”.

Conscientização

No sábado (23) e domingo (24) também houve a continuidade do movimento educativo de combate e prevenção ao novo coronavírus no litoral cabense. Equipes percorreram as praias de Suape, Paraíso, Pedra de Xaréu, Gaibu, Enseada dos Corais e Itapuama entregando panfletos, máscaras, álcool em gel e orientando banhistas e comerciantes sobre a importância de seguir as orientações sanitárias para reduzir o contágio. Estiveram presentes na ação arte-educadores, Polícia Militar, Procon, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

O barraqueiro Antônio Mendes, 41, explica que ficou desempregado durante a pandemia e há cerca de sete meses sustenta sua família através do comércio das praias. Ele parabenizou a ação educativa. “Das últimas semanas para cá, já surtiu efeito. As pessoas estão usando mais máscaras e as barracas estão respeitando o distanciamento entre as mesas. Precisamos que todos tenham essa consciência, porque se fecharem as praias todos saem perdendo”.

O assessor especial da Secretaria de Programas Sociais, Rodrigo Neto, alerta que a população precisa frequentar as praias com responsabilidade. “Vale a pena curtir nossas praias, mas precisamos ter consciência e seguir as normas sanitárias. Hoje percebemos muitas pessoas usando máscaras e sentimos que os banhistas estão mais conscientes”.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Sillas Gabriel