Currículo Municipal do Cabo é homologado e será implementado este ano
access_time 01/02/2021

A Rede Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho dispõe de um novo currículo municipal. A homologação do documento aconteceu no último dia 18, realizada em reunião virtual do Conselho Municipal de Educação. O currículo deverá ser implementado ainda em 2021 e norteará as práticas pedagógicas e metodológicas dos professores, aproximando a comunidade escola do ensino.

A discussão para a elaboração do currículo municipal começou em 2018 e foi finalizada no segundo semestre de 2020. Participaram da construção do documento: técnicos da Secretaria Municipal de Educação, representantes do Conselho Municipal de Educação, dirigentes e supervisores de escolas, professores, pais, estudantes e a sociedade civil. A coordenadora de Currículo do Cabo, Daniella Santos, participou da comissão que construiu o documento e pontua que o novo currículo melhorará a qualidade do ensino e revela a identidade do sistema municipal de ensino.

Para o secretário municipal de Educação, Heberte Lamarck, o currículo trará uma maior identificação da comunidade escolar com o conteúdo de aprendizagem. “O documento retrata o que é a rede de ensino do Cabo e o que é preciso ensinar e aprender. Teremos um currículo mais próximo da nossa realidade, respeitando todas as especificidades socioculturais do município e os aprendizados previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O currículo tem previsão de implantação no segundo bimestre deste ano letivo”, explicou.

Heberte ainda ressaltou que as aulas terão início nesta quarta-feira (03). “Neste primeiro momento iremos reforçar as habilidades que não foram desenvolvidas no ano passado por conta da pandemia da Covid-19. As aulas serão remotas de forma assíncrona e assíncrona e as instituições estarão em contato com os alunos e responsáveis para garantir o ensino de todos”.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Secom