Cabo monta estratégia para localizar idosos que ainda não foram vacinados contra a Covid
access_time 16/02/2021

No Cabo de Santo Agostinho nenhum idoso precisa sair de casa e procurar um posto de saúde para tomar a vacina em combate ao Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde do município montou um esquema e equipes volantes localizam os idosos acima de 85 anos, que estão acamados ou que tenham dificuldade de se deslocar de suas residências. O esforço é para imunizar 100% desse público.

No município 54,7% deste grupo já recebeu a vacina. Desde o dia 19 de janeiro, já foram aplicadas 2.504 vacinas nos trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente, da atenção básica, e da rede privada; idosos acima de 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI), funcionários dessas instituições.

Para alcançar o número de idosos dessa faixa etária, a Secretaria Municipal de Saúde do município realizou a campanha de vacinação durante o mês de janeiro. Neste período foi montado seis pontos físicos nas quadras das escolas do município e também no estilo drive thru.

Em entrevista à TV Globo nesta terça-feira (16), a secretária Municipal de Saúde do Cabo, Ana Maria Albuquerque, enfatizou que, neste momento, os idosos estão sendo localizados através da equipe estratégica Saúde da Família. “Na campanha houve um pouco de resistência desses idosos para receber a vacina, inclusive tivemos que convencer alguns para que pudessem ser imunizados”, ressaltou.

Para receber a vacina, a população precisa realizar o cadastro do idoso no site da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho ou no link http://servicos.cabo.pe.gov.br:8010/vacina . O cidadão deve preencher um formulário com dados pessoais como CPF, data de nascimento, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), endereço e telefone. O banco de dados auxiliará a Secretaria Municipal de Saúde no agendamento das próximas etapas de imunização.

Por Gesla Ferreira

Foto: Gilberto Crispim