Prefeitura realiza exames de mama gratuitos à população feminina do município
access_time 19/02/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem desenvolvido um trabalho especial voltado à prevenção do câncer de mama em mulheres do município. Mais uma vez, a unidade móvel do projeto Amigo do Peito realizou atendimento nesta sexta-feira (19), no Centro de Referência da Mulher 2, contemplando o grupo feminino de Ponte dos Carvalhos.

Os exames gratuitos foram direcionados às mulheres com idade entre 50 e 69 anos. O público feminino fora desta faixa etária, que precisar fazer o exame, deve procurar o serviço de saúde mais próximo para avaliação e encaminhamento. A entrega do resultado é feita, em média, em 30 dias.

O câncer de mama continua sendo a principal causa morte por neoplasia entre a população feminina em idade fértil. “É de extrema importância fazer a prevenção anual. Os índices de câncer de mama ainda são altos e ocasionados pela falta de prevenção. Pois, se optarmos por todos os anos fazer a prevenção, muitos casos podem ser tratados no início e salvar muitas mulheres. Tenho 52 anos e desde os 45 faço a prevenção. Parabéns à Secretaria Municipal de saúde do Cabo por oferecer esse serviço às mulheres cabenses”, ressaltou a moradora Margarete Fátima Monteiro.

Por Gesla Ferreira

Foto: Gilberto Crispim