Prefeitura do Cabo realiza cadastramento de idosos e ação de conscientização contra a Covid-19 no comércio
access_time 20/02/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou na manhã deste sábado (20) o cadastramento de idosos a partir de 60 anos no principal Mercado Público do município, popularmente conhecido como Mercadão. A ação também contou com orientação no comércio do Centro do Cabo sobre a importância de seguir as medidas de prevenção ao vírus.

O movimento começou cedo, às 5h30, no Mercado Público do Centro do Cabo. Arte educadores; agentes de saúde; e membros das secretarias municipais de Saúde, Programas Sociais e Governo; realizaram o cadastramento de idosos a partir de 60 anos e conscientizaram a população sobre a vacina contra a Covid-19. Além disso, houve a distribuição de máscaras e panfletos informativos. De acordo com o assessor especial da Secretaria Municipal de Programas Sociais, Rodrigo Neto, o intuito da ação é conscientizar os idosos e seus familiares que ainda resistem à vacinação. “Estamos fazendo o cadastramento dos idosos que estão por aqui e também das pessoas que têm familiares acima de 60 anos em casa. Esperamos que através deste mapeamento e movimento de conscientização, consigamos vacinar 100% dos idosos a partir de 85 anos”.

O município já vacinou 786 idosos a partir de 85 anos, o que representa 55,4% do total de pessoas desta faixa etária. Assim que novas doses da vacina contra a Covid-19 chegarem ao Cabo, outras faixas etárias serão imunizadas. José Roberto de Lima tem 70 anos e é morador do bairro de Pirapama. Ele costuma ir ao Mercadão para fazer feira e aproveitou a ação para se cadastrar. “Ainda não chegou minha vez, mas já estou ansioso. Foi boa essa ação aqui, porque tem muitas pessoas, como eu, que não têm acesso a computador para realizar o cadastramento no site”.

No comércio da Avenida Historiador Pereira da Costa, uma das principais do Centro do Cabo, arte educadores e fiscais do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) realizaram uma ação educativa sobre a importância de não relaxar em relação às orientações de prevenção contra a Covid-19. Foram distribuídas máscaras e panfletos informativos, orientando consumidores e comerciantes sobre o distanciamento social. O gerente de uma loja de calçados, Douglas Marcelo, parabenizou a iniciativa. “Precisamos de mais ações como essa. Muitas vezes dizemos para os clientes que não podem entrar sem máscara e alguns não aceitam. As pessoas precisam entender que a pandemia não acabou”.

Para receber a vacina, a população pode se cadastrar no site da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho ou no link http://servicos.cabo.pe.gov.br:8010/vacina . O cidadão deve preencher um formulário com dados pessoais como CPF, data de nascimento, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), endereço e telefone. O banco de dados auxiliará a Secretaria Municipal de Saúde no agendamento das próximas etapas de imunização.

Bloqueios

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) continua realizando neste fim de semana os bloqueios na PE-28, após o pedágio da Rota do Atlântico, e na PE-09, antes do pedágio da Rota dos Coqueiros. A ação tem o intuito de proibir a entrada e circulação de veículos de excursão e turismo no litoral, em concordância com o decreto municipal Nº 2000, que aborda sobre medidas temporárias para a prevenção do contágio da Covid-19 no município do Cabo de Santo Agostinho.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Sillas Gabriel