Campeonato de Surfe em Enseada do Corais chama atenção para a desova de tartarugas marinhas
access_time 22/02/2021

A Praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, foi palco neste último final de semana do Festival Ambiental. As estrelas do evento foram os surfistas, que participaram de um campeonato no sábado e domingo em quatro modalidades: Surf, Longboard, Body Surf, Bodyboarding. Quarenta atletas disputaram os prêmios, tudo para chamar atenção sobre o ciclo de vida das tartarugas marinhas.

O evento, que tem o apoio da Prefeitura do Cabo, é uma iniciativa do PQP Surf Club Projeto Ambiental Social. Nessa época do ano, as tartarugas marinhas estão em período de reprodução. Na praia de Enseada dos Corais, de acordo com o Biólogo Marinho, credenciado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Felipe Brayner, atualmente existe, ao longo na faixa da areia, quatros ninhos de tartarugas.

"Este projeto ambiental foi voltado para a questão da preservação ambiental e na reprodução consideradas essenciais para a manutenção das espécies e desova das tartarugas", comentou o organizador do evento, João Carlo.

Os quatros primeiros vencedores de cada categoria ganharam troféus confeccionados por uma artesã local e uma placa de participação da competição. Para o atleta Deivisson Santos, morador da Praia de Pedra do Xaréu, campeão Brasileiro Amador sub-18 e também campeão Pernambucano sub-18, este evento é uma maneira de conscientizar a população e visitantes que sobre a preservação do meio ambiente e dos animais marinhos. "A praia de Enseada é um dos locais onde sempre há ninhos de tartarugas. É sempre importante orientar os frequentadores da praia que neste ponto há esses animais ameaçados de extinção", ressaltou.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou aos atletas uma ambulância, em caso de emergência Além disso, a FlexBem Saúde e Benefícios disponibilizou para os visitantes da praia e também para os participantes do evento serviços de saúde como aferição de pressão arterial e de glicemia .

Por Gesla Ferreira

Foto: Léo Domingos