Prefeitura do Cabo incentiva o empreendedorismo no enfrentamento à violência de gênero
access_time 22/02/2021

Como forma de combate à desigualdade de gênero, à violência e ao preconceito contra mulheres, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva da Mulher, desenvolve ações de incentivo ao empreendedorismo feminino. Visando a aproximação da população feminina com a pasta, técnicos estão visitando as comunidades e bairros do município.

Em encontro realizado na Associação dos Agricultores, nesta segunda-feira (22), em Mercês, um grupo de mulheres artesãs locais tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto Rede Empreender Solidário em Movimento. A proposta é a de implementar ações e ampliar a produção e comercialização dos produtos feitos por elas. No município, o projeto beneficia a Comunidade Quilombola Onze Negras.

“Além de apresentarmos as competências da Secretaria da Mulher nas comunidades, como o trabalho de enfrentamento à violência de gênero, garantido pela Lei Maria da Penha, pensamos na possibilidade de protagonismo dessas mulheres na geração de renda. A autonomia financeira traz a possibilidade de essa mulher sair de situação de violência e de empreender”, ressaltou a secretária Executiva da Mulher do Cabo, Walquíria Alves.

“Estou com uma expectativa muito grande, com a as ações que vêm sendo disponibilizadas pra nós, do grupo de mulheres artesãs daqui de Mercês. Sou mãe de dois filhos e quero um futuro melhor para minha família, através disso sei que tudo dará certo”, disse Fabiana da Silva Costa, 38 anos, artesã de Mercês.

O município conta com a Patrulha Maria da Penha. Em caso de emergência, a vítima ou alguém que esteja presenciando situações de violência, pode solicitar ajuda pelo telefone 3521-6398 ou 3521-5447, que funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, ou pelo Disque 153, que funciona 24h. Além disso, também existe o Disque 190 da Polícia Militar.

Por Gesla Ferreira

Foto: Gilberto Crispim