Idosa de 117 anos é vacinada contra Covid-19 no Cabo de Santo Agostinho
access_time
25/02/2021
Aos 117 anos de vida, Maria do Livramento Silva é a pessoa mais velha do Cabo de Santo Agostinho a ser imunizada contra a covid-19. A aplicação da vacina foi feita na manhã desta quinta-feira (25).
Nascida em 13 de fevereiro de 1904, a idosa vive há 20 anos em Garapu, na companhia da filha, Edileusa Eulalia da Silva Nascimento, junto com duas netas.
A aplicação da primeira dose da vacina do laboratório AstraZeneca aconteceu na manhã desta quinta-feira (25/02), pela equipe-piloto de imunização da Prefeitura do Cabo. A segunda dose será dada em três meses. Os técnicos de saúde do município foram até a casa dela para vaciná-la.
Segundo a filha Edileusa Eulalia da Silva Nascimento, o cadastro da idosa foi realizado pelo site da prefeitura. Na mesma semana, a família recebeu o telefonema da equipe para marcar a data da vacinação.
“Estou muito feliz por minha mãe ter recebido a vacina. O que quero é que todos possamos tomar o imunizante. O prefeito Keko do Armazém está de parabéns por sempre se preocupar com a população idosa que contribuiu muito para o nosso município”, disse.
No município, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, já foram aplicadas 3561 vacinas nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente na luta contra o vírus. Profissionais da atenção básica, da rede privada; idosos acima de 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e a população com mais de 85 anos também estão recebendo as doses.
Nesta quinta-feira (25/02), o município vai receber novas doses da vacina Sinovac (Butantan). “Recebemos na última quarta-feira (24) 1.400 doses da vacina da AstraZeneca, que corresponde a 65% da população de idosos de 80 a 84 anos”, ressaltou a secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque.
Por Gesla Ferreira
Foto: Sillas Gabriel