Mamógrafo móvel atenderá população feminina de Ponte dos Carvalhos
access_time 01/03/2021

A unidade móvel de mamografia atenderá gratuitamente as mulheres cabenses nesta sexta-feira (5) e no dia 12 de março. O atendimento acontecerá no Centro de Referência da Mulher 2, a partir das 8h, em Ponte dos Carvalhos. A entrega do resultado é feita, em média, em 30 dias.

Os exames gratuitos são direcionados às mulheres com idade entre 50 e 69 anos. O público feminino fora desta faixa etária, que precisar fazer o exame, deve procurar o serviço de saúde mais próximo para avaliação e encaminhamento.

Mesmo em pandemia da covid-19, os cuidados com a saúde da mulher devem permanecer. Para melhorar o atendimento à população feminina, a prefeitura do Cabo contratou duas clínicas de grande porte. A iniciativa permite que os exames possam ser oferecidos diariamente de forma gratuita à população. “Como serviço complementar às comunidades mais distantes, contam com o serviço do caminhão de mamografia”, frisou a secretária de Saúde do Cabo, Ana Maria Albuquerque.

De acordo com os dados obtidos pela Secretaria Municipal de Saúde, o caminhão da mamografia já atendeu no município cerca de 300 mulheres e outras 500 nas clínicas físicas conveniadas com a prefeitura.

As mulheres que forem fazer o exame devem estar obrigatoriamente usando máscara e devem seguir as recomendações de distanciamento físico de 1,5 metro. No atendimento é necessário apresentar documento de identificação com foto, junto com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No local de atendimento, a prefeitura disponibiliza álcool 70% para a higienização das mãos.

Por Gesla Ferreira

Foto: Secom