Prefeitura do Cabo abre 20 novos leitos para covid-19 no município
access_time 17/03/2021

Diante do aumento no número de registros de casos de covid-19 nos últimos dias, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho ampliou o número de leitos para tratamento de covid-19 no Hospital Municipal Mendo Sampaio e no Hospital Infantil. A medida é apontada como uma precaução para evitar o colapso na rede de saúde do município. Com isso, o Mendo Sampaio passará de 10 para 24 leitos dedicados aos pacientes covid e o infantil, de cinco leitos para 11, totalizando 20 novas vagas no sistema de saúde do município.

A ampliação é fundamental para o tratamento de pacientes, observa o prefeito do município, Keko do Armazém, que também pede a colaboração da população para evitar a propagação do vírus. “Estamos falando de vidas. Essas vidas podem ser salvas se tivermos a responsabilidade de cumprir todas as normas de segurança corretamente. Iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para vencermos esse vírus, mas precisamos do compromisso de toda população para seguir os protocolos básicos de segurança sanitária como uso correto de máscaras, álcool em gel e distanciamento social”, disse.

Os novos leitos foram remanejados de áreas que estão temporariamente fechadas nos hospitais, devido a suspensão de serviços médicos eletivos. Todo o material necessário para colocar em funcionamento os novos pontos de atendimento à covid-19 já existem na rede municipal, a exemplo de material de estoque, macas e colchões. Em outras palavras, a ampliação da estrutura de atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus tem custo baixo para os cofres municipais.

A secretária de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, Ana Maria Albuquerque, destaca o esforço da administração municipal no objetivo de salvar o maior número de pessoas possível. “A ampliação dos leitos é uma medida preventiva, que visa preparar os hospitais para o atendimento de uma demanda crescente de pacientes com covid que têm indicação de internamento. O prefeito está focado no trabalho de salvar vidas”, disse.

Segundo o diretor geral do Hospital Mendo Sampaio, José Lira, o município ainda não sofre com lotação, mas a medida é importante para evitar superlotação. O Mendo Sampaio é hoje a referência de tratamento de covid no município.

Dos novos leitos, pelo menos três deles terão capacidade de atendimento semi-intensivo e todos poderão atender casos de média complexidade. “Esses leitos dão suporte no tratamento da covid, garantem um menor risco de morte do paciente”, disse . No geral, as unidades de tratamento do Mendo Sampaio e do Hospital Infantil recebem os casos de pessoas com quadro de internamento. Em casos graves, os profissionais estabilizam o quadro do paciente e solicitam senhas para encaminhamento do paciente aos centros de referência de UTI.

A prefeitura passou a chamar os aprovados do último concurso público da Secretaria da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento das equipes multidisciplinares nesta crise sanitária. Estão sendo convocados 24 técnicos de enfermagem, sete médicos, seis enfermeiros e seis fisioterapeutas respiratórios.

OUTRAS INICIATIVAS

A Prefeitura do Cabo também vai ampliar a capacidade de testagem na cidade, que passará a ser realizada no Centro Social Urbano na Vila Social, até o final do mês de março. Atualmente, os testes rápidos e RT-PCR são realizados no Hospital Mendo Sampaio-Centro e em Jamaci de Medeiros, em Ponte dos Carvalhos.

Desde o mês de janeiro a prefeitura realiza um trabalho de conscientização, com o auxílio do Procon, da Vigilância Sanitária e do Controle Urbano junto ao comércio da cidade. Além disso, o prefeito salientou que as praias do litoral cabense estão sendo fechadas no final de semana para que não haja visitantes. O intuito é evitar aglomerações.

O prefeito lembra que formalizou, no último dia 2 de março, a entrada do município no Consórcio Nacional para compra de vacinas, liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O projeto de lei para a autorização da compra do imunizante foi enviado para a Câmara Municipal do Cabo.

Por Emanuela Arruda

Foto: Gilberto Crispim