Cabo aumenta para 64,1% a presença dos estudantes nas atividades não presenciais
access_time 19/03/2021

A participação nas aulas remotas dos alunos da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho é de 64,1% desde o início do ano letivo. São 16.244 alunos participando das atividades não presenciais. Os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Educação levam em consideração o período entre 6 de fevereiro e 11 de março.

Os dados foram coletados em 78 escolas municipais, o que representa 83,9% do total de instituições da Rede Municipal de Ensino.No total, 30.854 alunos estão matriculados nas escolas municipais, mas apenas 25.343 participaram da pesquisa. Outras 15 unidades, que somam um total de 5.511, não participaram da coleta de informações.

O pré-escolar apresentou o maior índice de participação nas atividades remotas da Rede de Ensino, sendo 76,8% dos alunos matriculados engajados nas aulas. As menores porcentagens são encontradas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) dos Anos Finais. Apenas 27% dos estudantes participaram das aulas de português e 20,7% de matemática. De junho a dezembro do ano passado, a participação dos alunos era de 55,7%.

O secretário municipal de Educação, Heberte Gomes, ressalta que as equipes gestoras, professores e equipes administrativas da Secretaria Municipal de Educação estão trabalhando integradas para aumentar a participação dos alunos nas aulas remotas. “Produzimos cadernos de atividades que serão entregues bimestralmente para os alunos. A ideia é que, após cada período, os responsáveis devolvam os materiais para que os professores corrijam e avaliem o desenvolvimento dos discentes. Além disso, estamos articulando com a comunidade escolar e líderes da sociedade civil para conscientizar e incentivar a participação nas aulas não presenciais”.

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, convocará todos os professores aprovados nas vagas do concurso municipal vigente de 2019. Essa é uma das medidas para melhorar a qualidade da educação do município. "Estamos empenhados em oferecer um ensino de excelência para as nossas crianças e adolescentes. Garantimos o benefício do cartão alimentação para todos os estudantes da Rede Municipal e iremos continuar trabalhando para alavancar os índices da educação na nossa cidade".

Por Jessica Mezzomo

Foto: Secom