Cabo vacinou 1.178 idosos com mais de 73 anos em mutirão nesta sexta-feira
access_time 19/03/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta sexta-feira (19) mutirão de vacinação contra o novo coronavírus em seis escolas do município. Na campanha foram vacinados 1.178 idosos com idades de 73 anos ou mais, que receberam a primeira dose do imunizante CoronaVac/Butantan.

Na próxima segunda-feira (22), a campanha continua, das 9h às 12h, na área rural do município. Será imunizado o público da mesma faixa etária no distrito de Jussaral (na Escola Marquês do Recife) e no Engenho Aribaba de Baixo (na Escola José Roberto Monteiro).

Para agilizar a imunização e manter um maior nível de segurança, parte significativa da vacinação é feita no modelo de drive-thru, com os técnicos vacinando as pessoas dentro de seus carros.

Após o término da vacinação nas escolas, as equipes técnicas de saúde continuaram vacinando os idosos com problemas de mobilidade em suas residências. Os idosos de Jussaral e do engenho Arariba de Baixo, que não puderem se deslocar até o ponto de vacinação, também serão atendidos pela equipe volante da Saúde municipal.

Durante a semana, os técnicos de saúde do Cabo vacinaram 2.290 pessoas com idades acima de 75 anos. Já são 4.239 idosos imunizados no município e, contanto com os profissionais de saúde, o total chega a 8.100 pessoas vacinadas. Na segunda-feira o município passa a aplicar a segunda dose da vacina nos profissionais da rede privada de Saúde. Na rede municipal, todo o pessoal de frente já recebeu as duas doses.

A prefeitura passa, agora, a planejar a vacinação dos funcionários de atendimento ambulatorial da rede particular de saúde. As empresas interessadas em imunizar o seu pessoal devem mandar email para o endereço pnicabo@gmail.com com a relação dos seus funcionários. No dia da vacinação, o trabalhador deverá apresentar comprovação de vínculo com a clínica.

A secretária de Saúde do Cabo, Ana Maria Albuquerque, enfatiza os cuidados de prevenção contra o novo coronavírus, mesmo àquelas pessoas que já foram vacinadas com a primeira dose. “A gente recomenda que após a vacina, as pessoas, durante 24 horas, não façam uso de bebidas alcóolicas. Além disso, devem permanecer fazendo o uso da máscara, sempre que sair nas ruas. Devem também evitar aglomeração e manter sempre a higienização das mãos com sabão ou álcool em gel”, ressaltou.

Durante a vacinação desta sexta-feira (19), a idosa Maria da Conceição Oliveira, 73 anos, que veio acompanhada dos filhos, chegou animada para receber a primeira dose. Ela segurava uma placa agradecendo ao SUS. “Agradeço primeiramente a Deus e segundo aos profissionais de saúde. Estava bastante ansiosa para que esse dia chegasse, e assim que eu estiver 100% imunizada vou visitar meus irmão que faz mais de 1 ano que não vejo eles”, frisou.

Por Gesla Ferreira

Foto: Sillas Gabriel