Cabo de Santo Agostinho inicia imunização do público com 69 anos ou mais e inaugura Centro de Vacinação
access_time 23/03/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho inicia nesta quinta-feira (25) a vacinação de pessoas com 69 anos ou mais. A data também marca a abertura do Centro de Vacinação do Cabo, na Praça Nove de Julho, às margens da PE-60. Segundo a secretária de Saúde do município, Ana Maria Albuquerque, o local vai funcionar diariamente, de segunda a sábado, e vai se tornar uma referência da cidade no que se refere ao combate ao coronavírus.

"No local, o cidadão vai encontrar profissionais qualificados e a vacina. Dessa forma, as pessoas poderão se programar e adequar os horários de acordo com suas necessidades", afirmou. A expectativa da secretária é que o local passe a funcionar com 30 equipes de atendimento, compostas de enfermeiros, técnicos e digitadores (que fazem o cadastro da população). O centro de vacinação vai funcionar das 8h às 13h.

Na quinta-feira (26) também acontece vacinação descentralizada. Três escolas do município vão estar abertas, das 8h às 13h, para receber os idosos que querem se imunizar. São elas: Escola Manoel Davi Vieira da Costa (Ponte dos Carvalhos), Escola Padre Antônio Melo Costa (Charneca) e Escola Prof. Maria Thamar Leite da Fonseca (Enseada dos Corais). "A ideia é descentralizar o serviço neste primeiro momento para o idoso conseguir se vacinar perto de casa", disse Ana Maria.

Nesta semana o Cabo de Santo Agostinho está recebendo mais 3 mil doses do imunizante Sinovac para aplicação da primeira dose no novo grupo a partir dos 69 anos. O município tem ainda outras 1.230 doses que estavam reservadas para a segunda dose, mas serão aplicadas nesta etapa, diante do compromisso do Ministério da Saúde de repor os estoques semanalmente. Com isso, o município terá capacidade para aplicar mais de 4 mil doses durante a semana, a partir de quinta-feira (25).

TESTES
O Cabo de Santo Agostinho também vai inaugurar nos próximos dias o Centro de Triagem e Testagem para Covid no Centro Social Urbano (CSU) Vila Roca. "Esperamos realizar 200 exames por dia", calcula a secretária de Saúde. Para ter acesso aos testes, a população passa por uma triagem, que inclui entrevista médica. A partir dos dados coletados, o cidadão é classificado dentro dos critérios do protocolo e é encaminhado para fazer o teste rápido ou RT-PCR (Swab Nasal). A indicação depende dos sintomas, tempo dos sintomas e outras características de saúde que indiquem a presença da doença.

Por Emanuela Arruda

Foto: Léo Domingos