Cabo tem novo Centro de Testagem e Acolhimento da covid-19
access_time 26/03/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho inaugurou nesta quinta (25) o novo Centro de Testagem e Acolhimento da covid-19 no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Roca. O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e atende por demanda espontânea. Com a novidade, a Policlínica Jamaci De Medeiros e o Hospital Mendo Sampaio deixam de realizar a testagem.

Para ter acesso aos testes, a população passa por uma triagem que inclui entrevista médica. A partir dos dados coletados, o cidadão é classificado dentro dos critérios do protocolo e é encaminhado para fazer o teste rápido ou RT-PCR (Swab Nasal). A indicação depende dos sintomas, tempo dos sintomas e outras características de saúde que indiquem a presença da doença.

Iricleide Santana é moradora de Garapu e parabenizou a organização. “Achei muito bom o acolhimento e agilidade do atendimento."

A secretária municipal de Saúde, Ana Maria Albuquerque, ressalta que não é necessário agendamento e não há quantidade limitada de testes. “O novo centro tem o intuito de centralizar a testagem e acolhimento das pessoas com sintomas de covid-19. A expectativa é realizar 200 exames por dia”.

O Prefeito Keko do Armazém faz um apelo à população. “Este equipamento de saúde é um aliado muito importante na luta contra o coronavírus. Mas só o poder público não é suficiente para enfrentar esse mal invisível, é necessário a conscientização de todos para o cumprimento das normas sanitárias. É um esforço mútuo no enfrentamento à covid-19”.

Local: CRAS Vila Roca - Av. Histo. Israel Felipe, 577 - Jardim Santo Inacio
Data: de segunda a sexta-feira

Por Jessica Mezzomo

Foto: Sillas Gabriel