Primeiro dia de vacinação do grupo 67+ no Cabo de Santo Agostinho ocorre com tranquilidade
access_time 29/03/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou nesta segunda-feira (29) a vacinação de idosos do grupo 67+, no Centro de Vacinação Covid-19, na Praça 9 de Julho com bastante tranquilidade. Até as 9h da manhã, 388 pessoas haviam sido imunizadas no atendimento de pedestres e drive-thru.

As escolas Manoel Davi Pereira da Costa (Ponte dos Carvalhos), Padre Antônio Melo Costa (Charneca) e Professora Maria Thamar Leite da Fonseca (Enseada dos Corais) também abriram suas quadras para receber o público. As escolas são acionadas sempre que a prefeitura abre novos grupos de vacinação para evitar aglomerações. O Centro de Vacinação, por outro lado, funciona de segunda a sábado das 8h às 13h.

Nesta segunda, a coordenação do Programa Municipal de Vacinação (PMI) mudou a estratégia e reduziu em apenas dois anos o grupo apto para receber as vacinas. Na semana passada, os grupos de vacinados passaram de 73+ para 69+, uma redução de 4 anos na faixa etária. Para evitar aglomerações, nesta semana a redução de idade foi de apenas dois anos.

"A solução se mostrou eficiente. Percebemos que as pessoas tiveram mais conforto e menos agitação na hora da vacina", comentou a secretária de Saúde do Município, coordenadora do Gabinete de Crise da covid no Cabo.

Na sexta-feira passada o município recebeu 2.690 doses de imunizantes da Sinovac/Butantan e da Oxford/AstraZeneca. Todas estão sendo usadas para a aplicação da primeira dose das pessoas com 67 anos ou mais de idade. Para dar maior eficiência no PMI, a prefeitura preferiu imunizar as pessoas acima de 67 anos, já que as doses recebidas tinham capacidade de vacinar apenas 25% das pessoas com 65 a 69 anos.

A prefeitura está aguardando informações sobre o recebimento de novas doses esta semana. Por isso ainda não definiu se haverá campanha de vacinação neste final de semana, feriado da Páscoa.

As equipes de vacinação estão trabalhando incansavelmente neste trabalho. "Essas semanas estão muito puxadas", diz a técnica de enfermagem Maria Cristina da Silva. "Estamos trabalhando de segunda a sábado, das 8h às 13h, sempre em pé. Nos dias normais nossa carga é de 30h semanais e temos muito trabalho administrativo. Mas agora com a campanha da covid-19 praticamente não descansamos, mas vale muito a pena. É um esforço que fazemos para melhorar a vida de todo mundo. Cada dose que aplicamos, é uma dose de esperança", disse.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Léo Domingos