Cabo imuniza moradores da Comunidade Quilombola Onze Negras
access_time 01/04/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta quarta-feira (31) a vacinação contra a Covid-19 dos moradores da Comunidade Quilombola Onze Negras. Este é um dos grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Ao todo foram vacinadas 147 pessoas. O local tem 218 residentes com idades acima dos 18 anos, todos serão imunizados.

As doses aplicadas foram da Oxford/Astrazeneca e, para os quilombolas que perderam a vacinação, será agendada uma nova data de imunização. Maria José Fátima da Silva é presidente da Associação Onze Negras e coordenadora das Comunidades Quilombolas do Estado de Pernambuco. Ela afirma que a priorização desta população é uma vitória na luta por igualdade. “O sentimento é de esperança e felicidade. Receber a vacina nessa primeira etapa é muito representativo na luta pelo direito dos grupos quilombolas. Sabemos que não podemos deixar de nos cuidar e usar máscara, mas com a vacina ficamos mais tranquilos”.

De acordo com último boletim epidemiológico (dia 30 de março), o Cabo já aplicou 15.001 em pessoas dos grupos prioritários, entre trabalhadores da saúde e idosos. Desde o início do Programa Nacional de Imunização (PNI), até a semana do dia 30 de março, o município recebeu 23.150 doses. Foram 18.760 da Sinovac/Butantan e 4.390 da Oxford/AstraZeneca. As vacinas que não foram utilizadas estão guardadas para a segunda dose.

ASSISTÊNCIA

Além da vacinação, a Secretaria Municipal de Programas Sociais realizou a entrega de 50 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social da Comunidade Quilombola Onze Negras.

Maria José de Santana, de 65 anos, faz parte das lideranças do local e foi vacinada hoje. Ela também recebeu sua cesta básica e parabenizou a iniciativa. “O município nunca teve um olhar por nós quilombolas, mas essa nova gestão está fazendo diferente”.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Gilberto Crispim