Município disponibiliza mamografia durante dois dias em Ponte dos Carvalhos
access_time 07/04/2021

Neste mês de abril as mulheres de Ponte dos Carvalhos e Pontezinha, com idades entre 50 e 69 anos, terão dois dias para realizar gratuitamente o exame preventivo contra o câncer de mama. A mamografia estará disponível nesta quinta-feira no Centro de Referência da Saúde da Mulher 2, em Ponte dos Carvalhos. Na próxima terça, dia 13, também haverá atendimento. Quem quiser aproveitar a oportunidade para realizar o exame anual, tem que ficar atenta. Nas duas datas serão distribuídas 60 fichas a partir das 8h. Para ter acesso, todas devem levar o seu cartão do SUS e documento com foto.

As pessoas que moram em outras localidades (Centro, praias, engenhos e zona rural) ou estão em outras faixas de idade, também têm acesso ao serviço de forma gratuita, mantido permanentemente pela Prefeitura do Cabo, num convênio com o laboratório Viegas Ultra Imagem.

“A mamografia é um exame que é massificado durante o Outubro Rosa, mas a gente tem que ter em mente que não dá para atender a todas apenas neste mês de conscientização. A mamografia é um exame anual e todas devem se cuidar”, diz Giselle Paiva, coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal.

“Se a mulher detectar alguma queixa, deve procurar o serviço de saúde onde está cadastrada no Programa Saúde da Família mais próximo de sua casa. A partir da, ela é encaminhada ao mastologista. Temos no município uma rede com cinco mastologistas no Centro e em Ponte dos Carvalhos”, informa Giselle.

Para saber se precisa de algum atendimento, a mulher tem que estar atenta a alterações no seu próprio corpo, observar alguma região de endurecimento na mama, algum nódulo e prestar atenção a dores em excesso, diferentes daquelas que acontecem no período menstrual. Sangramento, secreção ou mudanças e alterações na pele e axilas são outros indicativos de que a pessoa deve procurar um auxílio médico.

Além do exame anual da mama, é necessário também fazer o preventivo do colo do útero. “Esse exame também tem que ser feito todos os anos, independente da idade, a partir da primeira relação sexual”, orienta Giselle Paiva. “Se tiver queixas, a pessoa deve procurar o serviço de saúde”, complementa.

A técnica lembra que os cuidados com a saúde devem permanecer, mesmo com a pandemia do coronavírus. Por isso, ao procurar os serviços de saúde, a mulher tem que sair protegida com máscara, manter a higiene das mãos e o distanciamento social.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Sillas Gabriel