Prefeitura do Cabo notifica barraqueiros na área de preservação da Praia de Pedra de Xaréu
access_time 08/04/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho notificou comerciantes de alimentos em área de preservação na Praia de Pedra de Xaréu. Através de denúncias, equipes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Controle Urbano, Guarda Ambiental e Ronda Ostensiva Municipal (Romu) foram até o local e expediram notificações para que os materiais fossem recolhidos.

A ação aconteceu nesta terça-feira (13). Os infratores instalaram barracas na faixa de areia que é área de restinga, tipo de vegetação presente no litoral brasileiro composto por uma faixa de vegetação situada na transição entre a faixa de praia e a Mata Atlântica.

“O local tem uma importância ecológica muito grande porque abriga muitas espécies da fauna e da flora, sem contar na beleza cênica. Notificamos os comerciantes que estavam na área irregular e demos 24 horas para que os mesmos recolhessem os materiais, desmontassem as estruturas e se retirassem. Eles obedeceram à determinação e não tivemos mais problemas”, detalhou Harley Ananias, gerente da Secretaria de Meio Ambiente.

O secretário executivo de Meio Ambiente, Geraldo Miranda, afirmou que esse tipo de ação é essencial para o equilíbrio natural da fauna e flora do município e que a Prefeitura está tomando as providências para manter intactas as Áreas de Preservação Permanente (APP). “Estamos empenhados na preservação das matas de unidades de conservação e nos cuidados com esses locais. Já houve muita depredação e isso interfere, inclusive, nos mananciais de água que temos no município”.

Foto: Secom

Mais sobre Meio Ambiente

Campanha da Sema conscientiza população sobre os riscos de jogar lixo nas ruas
access_time 18/06/2021