Cabo intensifica limpeza de canais e canaletas para melhorar escoamento das chuvas
access_time 12/04/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vem atuando com intensidade nas ações de limpeza de canais e canaletas em vários bairros do município. As ações das secretarias municipais de Coordenação Regional e Serviços Públicos e Limpeza Pública têm como objetivo minimizar os efeitos da chuva e prevenir alagamentos.

Nesta segunda-feira(12), equipes de funcionários da Locar Gestão de Resíduos fizeram a limpeza no canal na Rua da Galha no Bairro de Pirapama, retirando entulhos. Além disso, durante o último fim de semana, foi feita a limpeza manual das canaletas da avenida principal.

Os serviços também são realizados na Praia de Gaibu, na limpeza da Avenida Laura Cavalcante, via principal que dá acesso a orla, e em algumas ruas transversais. Já no bairro de Garapu, uma equipe de agentes estão focados na limpeza do canal central na Avenida Gov. Eraldo Gueiros Leite.

No procedimento manual, a limpeza ocorre mediante a utilização de ferramentas específicas (foices, vassouras de aço e carrinho de mão), mas também são utilizadas retroescavadeira e caçamba.

As intervenções englobam a retirada de resíduos sólidos do leito, a capinação e a limpeza das margens dos canais, evitando o acúmulo de dejetos que podem prejudicar o correto funcionamento do sistema de drenagem e causar transtornos diversos à sociedade, como transbordamentos e proliferação de doenças.

Por Gesla Ferreira

Foto: Mariangela Viana