Cabo aplica primeira dose em população de 90 engenhos e mantém campanha de reforço vacinal
access_time 14/04/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou nesta quarta-feira (14) a vacinação de mais uma parcela da população moradora dos engenhos do município. Desta vez, uma equipe volante da Secretaria de Saúde faz a imunização de primeira dose em pessoas de assentamentos do Engenho Novo, nas localidades de Serra e Posto Pau Santo. No total, a campanha vai abranger as populações de arruados, assentamentos e invasões de 90 engenhos nas próximas semanas.

Enquanto há esse trabalho de vacinação nas áreas mais distantes, no Centro Nove de Julho, na PE-60, as enfermeiras e técnicos continuam recebendo a população, das 8h às 13h.

Na quinta-feira (15), tanto o Centro de Vacinação como outras três escolas de referência no município estarão atendendo as pessoas que vão receber a segunda dose (D2) da vacina Coronavac/Butantan. Essas receberam a primeira dose no dia 25 de março. Estarão recebendo o público para a D2 as escolas municipais de Ponte dos Carvalhos (Manoel Davi Pereira da Costa), Pontezinha (Eronides Soares), Charneca (Padre Antônio Melo Costa) e Gaibu (Professora Maria Thamar Leite da Fonseca).

Na sexta-feira (16) as equipes da Saúde municipal vão atender a população de 24 localidades próximas ao Engenho Mercês nos pontos de apoio de Sabiá (Escola Professor Gilmar de Albuquerque Maranhão), Castelo (Escola Amaro P. Cavancante) e no Posto de Saúde de Mercês. No Sábado haverá a continuidade da vacinação da população quilombola, para atender a 71 faltosos de primeira dose.

Na segunda (19) está prevista a campanha no Engenho Arariba, na terça (20), Engenho Liberdade, e na quinta (22) e sexta (23), outras 23 localidades do Engenho Pau Santo. Em todos esses locais, o atendimento é feito sempre das 8h às 13h.

D2
A prefeitura também vem acompanhando as planilhas de vacinados de primeira e segunda doses e vai passar a telefonar para as pessoas faltosas, lembrando sobre a importância de realizarem o reforço do imunizante.

As equipes também estão avaliando o número de faltosos. Como muitos deles vêm em dias posteriores ao previsto no cartão de vacinação, não dá para fechar um número total. Até o último dia 12, já haviam sido aplicadas 16.474 primeiras doses e 4.089 segundas doses no município.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Gilberto Crispim