Cabo inicia campanha de vacinação contra a influenza (gripe)
access_time 19/04/2021

O município do Cabo de Santo Agostinho iniciou nesta segunda-feira (19) a distribuição da vacina da H1N1, contra o vírus da influenza (gripe). Neste primeiro momento estão elegíveis para receber a vacina as mulheres grávidas, as puérperas (mães que deram à luz há pouco tempo) além de crianças a partir de seis meses até as menores de seis anos de idade.

A vacina já está disponível nas maternidades e postos de saúde do município. Os idosos, por enquanto, devem focar na vacinação contra o vírus da covid-19, que está sendo realizada no Centro de Vacinação Covid-19, na Praça Nove de Julho, na PE-60. A orientação para todos os cidadãos é que, independente de qual vacina tomou, é necessário esperar 14 dias para tomar qualquer outro tipo de imunizante.

A campanha de vacinação contra a influenza vai até o dia 9 de julho. Até agora, o município do Cabo recebeu 11.890 doses do imunizante. O objetivo da campanha é reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo.

Além das mães e crianças, a campanha abrangerá outros grupos prioritários que serão chamados ao longo das próximas semanas para se vacinar. São eles: as populações indígenas, trabalhadores de saúde, idosos a partir dos 60 anos, professores e pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais, além daquelas com deficiência permanente.
Forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e de portos, além de funcionários de presídios e os presos também vão receber a vacina de forma prioritária.

A meta da campanha é vacinar ao menos 90% dos grupos prioritários formados pelas mães, crianças, idosos, indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Para os demais grupos prioritários, a meta é vacinar 70% da população. A estimativa do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 79,7 milhões de pessoas.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Gilberto Crispim