Keko lembra que obra de ponte sobre o Rio Pirapama estava inconclusa há 40 anos
access_time 29/04/2021

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) inaugurou nesta quinta-feira (29) a ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho. A ponte de 100 metros de extensão faz parte do projeto de duplicação do ramal Cajueiro Seco / Cabo do Sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A empresa, que toca uma duplicação do equipamento, diz que a intervenção vai reduzir o tempo de percurso dos trens quando a obra estiver concluída em setembro. O valor desse contrato é de R$ 24,900 milhões.

"Essa é uma grande obra que há mais de 40 anos rastejava sem investimentos. Quero agradecer, em nome do povo do Cabo de Santo Agostinho, ao governo federal pela iniciativa de retomar essa importante obra que irá trazer mais comodidade e rapidez no transporte das pessoas dessas duas cidades de Pernambuco", disse o prefeito do Cabo, Keko do Armazém.

Segundo a CBTU, a duplicação vai aumentar para 21 mil por dia a oferta de lugares no sistema, além de reduzir o intervalo entre os trens para 23 minutos. Hoje o tempo de espera no VLT chega a uma hora. Além disso, o percurso, que hoje é feito em cerca de 50 minutos, vai passar para 35 minutos.

A linha Cajueiro Seco / Cabo tem uma extensão de 18,2 quilômetros, composta por seis estações. Atualmente transporta 2.550 usuários diários.

Três ministros de Estado participaram do lançamento do trecho ferroviário: Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Gilson Machado (Turismo) e João Roma Neto (Cidadania), assim como o presidente da CBTU, José Marques de Lima. Os prefeitos do Cabo, Keko do Armazém e de Jaboatão, acompanharam a cerimônia.

"É memorável o fato de estarmos em Pernambuco, no município do Cabo, na primeira ferrovia do Estado e voltarmos mais de 150 anos depois com uma ação para revigorá-la para fazer com que ela fique ainda mais funcional para servir ao conjunto da população da Região Metropolitana do Recife (RMR)", discursou Rogério Marinho.

Atualmente a linha possui dois VLTs em operação e tem um potencial de usuários na zona de influência de 81 mil pessoas. A ponte de 100 metros de extensão já está em operação. Nesta nova fase acontece a montagem de estrutura metálica da ponte ao lado, de 90 metros, que tem previsão de término em setembro.
A CBTU também divulgou o termo de referência que está em fase final de elaboração da ponte sobre o Rio Jaboatão, num valor estimado de R$ 13 milhões, além da revitalização de um trecho de 12,2 quilômetros da linha férrea, de R$ 15 milhões. No total, todas as intervenções custarão R$ 41 milhões, segundo a CBTU.

Por SECOM

Foto: Gilberto Crispim