Segurança Pública do Cabo de Agostinho está cada vez mais integrada às forças policiais do Estado
access_time 14/05/2021

Por intermédio da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está cada vez mais próxima ao Estado, para realizar projetos de segurança no município.

Representando o prefeito Keko do Armazém, o secretário de Defesa Social, Pablo de Carvalho, se reuniu com o delegado Jean Rockfeller, responsável por áreas do interior do Estado, e também com o delegado da seccional da área integrada de segurança 11 Júlio Porto, os policiais Ellington Pereira e Sérgio Barreto. Na pauta, o mecanismo e as estratégias do Pacto pela Vida.

O programa foi implantado no Estado de Pernambuco em 2007, tendo contribuído a redução do número de homicídios. O objetivo segundo Pablo, é implantar não só as técnicas, mas a filosofia de segurança para a equipe do Cabo de Santo Agostinho.

“Nós estamos trazendo para nossa tropa a filosofia de trabalho do Pacto pela Vida para que eles compreendam essa filosofia e consigam trabalhar cada vez mais integrados com as forças de segurança, polícia civil e polícia militar. O objetivo é conscientizar e preparar a tropa, para dar o melhor resultado à população”, disse o secretário.

CENTRAL DE VIDEOMONITORAMENTO

Desde o mês de janeiro, como forma de prevenir a violência e manter o monitoramento do trânsito, a central de controle e monitoramento através de vídeo foi implantada no município. Com funcionamento 24 horas, a tecnologia trabalha em favor da segurança e consegue inibir a ação de criminosos.

RADIOCOMUNICADORES:
Todas as viaturas do Cabo de Santo Agostinho, incluindo a Secretaria da Mulher, Guarda Municipal e Trânsito, já atuam com a comunicação via rádio. Os equipamentos compõem um ponto importante na modernização estrutural da comunicação, com alto grau de segurança e localização.

ILUMINA CABO:
O projeto segue os preceitos da ciência criminal que mensuram o quanto a luz é capaz de reduzir crimes em espaços públicos. A escuridão favorece o fator surpresa da ação criminosa e dificulta a identificação de sua autoria, o aumento da visibilidade com uma melhor iluminação pública e acabar com essa vantagem. O mapeamento dos locais que irão receber essa iluminação especial já está sendo feito e irá integrar mais um projeto da SMDS.

CARTÃO PROGRAMA:
Para melhorar a presença ostensiva dos agentes de segurança no município e gerar economia no custo mensal do combustível das viaturas, os agentes passarão a atuar de maneira planejada e monitorada.

Por Emanuela Arruda

Foto: Sillas Gabriel