Cabo reduz idade de vacinação para grupo de comorbidades: 50 anos ou mais
access_time 17/05/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho reduziu a idade para vacinação do grupo de comorbidades. Desde esta terça-feira (18) o município passou a imunizar as pessoas com 50 anos ou mais e para dar mais conforto à população, quatro escolas do município foram abertas para receber o público. Na quarta (19) apenas o Centro de Vacinação Covid-19 vai estar aplicando as vacinas e na quinta (20) está programada uma nova redução de idade, com pessoas a partir dos 45 anos. Essa previsão, no entanto, precisa ainda ser confirmada.

Nesta fase, todas as pessoas do grupo comorbidades estão sendo imunizadas. É válido destacar, no entanto, que aquelas que sofrem de hipertensão leve não entram para a vacinação neste momento. O quadro leve é definido por uma situação em que o paciente é tratado com uma única medicação e que não apresente lesões ou sequelas em outros órgãos. Por isso, é importante manter o médico bem informado sobre a situação de saúde, para que ele possa emitir uma melhor avaliação e classificação sobre o paciente.

Esse grupo está recebendo doses da vacina da AstraZeneca. Segundo a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Pernambuco, fazem parte desse grupo indivíduos com diabetes mellitus, pneumopatias graves, hipertensão arterial resistente, insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvoplastias, miocárdicas e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvulares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

É importante saber que, para tomar a vacina, a pessoa do grupo de comorbidades precisa levar, além do comprovante de residência e o documento de identidade ou cartão SUS, o formulário com carimbo e assinatura do médico com a CID da comorbidade. A CID é a sigla para Classificação Internacional de Doenças.

As quatro escolas de referência são as dos bairros de Ponte dos Carvalhos (Manoel Davi Pereira da Costa), Pontezinha (Eronides Soares), Charneca (Padre Antônio Melo Costa) e Gaibu (Professora Maria Thamar Leite da Fonseca). O atendimento acontece das 8h às 13h.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Léo Domingos