Imunização contra a covid-19 abrange pessoas com 30 anos ou mais que tenham comorbidades. Na segunda começa a vacinação a partir dos 18 anos deste grupo
access_time 20/05/2021

Os agentes de Saúde do Cabo de Santo Agostinho passam a imunizar contra a covid-19, nesta sexta-feira (21), as pessoas do grupo de comorbidades com idades de 30 anos ou mais. Na segunda (24) terá início a vacinação das pessoas de 18 anos ou mais deste grupo. Nesses dois dias, além do Centro de Vacinação Covid-19, na Praça Nove de Julho, estarão abertas quatro escolas municipais de referência.

As escolas que vão receber o público na sexta e segunda-feira são aquelas dos bairros de de Ponte dos Carvalhos (Manoel Davi Pereira da Costa), Pontezinha (Eronides Soares), Charneca (Padre Antônio Melo Costa) e Gaibu (Professora Maria Thamar Leite da Fonseca). O atendimento acontece das 8h às 13h. No sábado, apenas o Centro de Vacinação estará recebendo as pessoas.

Segundo a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Pernambuco, fazem parte do grupo indivíduos com diabetes mellitus, pneumopatias graves, hipertensão arterial resistente, insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvoplastias, miocárdicas e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvulares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

Sobre as pessoas que sofrem com hipertensão, é importante destacar que não estão recebendo vacinas as pessoas que têm a doença em nível moderado ou leve. Para ter prioridade na fila da vacina, o laudo médico tem que atestar hipertensão grave, ou seja, aquela de difícil controle que exija do paciente pelo menos três medicamentos de classes diferentes.

É importante saber que, para tomar a vacina, a pessoa do grupo de comorbidades precisa levar, além do comprovante de residência e o documento de identidade ou cartão SUS, o formulário com carimbo e assinatura do médico com a CID da comorbidade. A CID é a sigla para Classificação Internacional de Doenças.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Léo Domingos