Prefeitura do Cabo vai selecionar 194 estudantes para Núcleo de Estudos Avançados e Científicos
access_time 21/05/2021

A Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho iniciou a seleção de 194 vagas para o Núcleo de Estudos Avançados e Científicos (Neac). Os novos integrantes do programa de iniciação científica da Educação Básica serão escolhidos pelos professores e diretores escolares através das notas e desempenho dos alunos nas aulas de Matemática, Ciências e Língua Portuguesa.

Para participar do Neac, o estudante precisa estar devidamente matriculado em uma das turmas regulares do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Rede Municipal de Ensino. O início das atividades será no dia 7 de junho e, neste primeiro momento, vão acontecer de forma remota.

O Núcleo conta com laboratórios de Robótica, Matemática e Ciências com equipamentos para estimular os estudantes. No de Robótica, os alunos irão aprender noções básicas de eletrônica, programação, mecatrônica e física, desenvolvendo projetos com materiais reciclados. No de Matemática e Ciências, os participantes irão desenvolver projetos contextualizando os conhecimentos desenvolvidos nas escolas.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Heberte Gomes, o empenho da administração municipal é para fortalecer o programa. “Queremos estimular a curiosidade científica e tecnológica dos nossos estudantes. No momento atual da pandemia, fica cada vez mais claro que, ao lado da educação formal já vivenciada na rede de ensino, também é necessário estimular o conhecimento científico e tecnológico”.

NEAC
O Núcleo de Estudos Avançados e Científicos (Neac) é um ambiente democrático para os estudantes participarem e socializarem projetos desenvolvidos nos laboratórios de ciências, matemática e robótica na perspectiva de iniciação científica na Educação Básica.

Foto: Secom

Mais sobre Educação

Abertas inscrições para 1ª Concurso de Desenho e Fotografia para estudantes da zona rural do Cabo
access_time 10/06/2021