Cabo vacina todos os seus professores e começa a imunizar a população de 59 anos ou mais
access_time 31/05/2021

Depois de vacinar contra a covid-19 todos os trabalhadores da Educação municipal, em três apenas três dias de campanha, o Cabo de Santo Agostinho se tornou uma das primeiras cidades do Estado a ter todos os seus professores imunizados. Além disso, nesta quarta-feira (2), o município inicia novas fases de vacinação, com os profissionais da rede estadual. A administração municipal também baixou para 59+ a fila da prioridade. Ou seja, qualquer cidadão cabense com 59 anos ou mais pode ter acesso às doses que protegem contra o vírus Sars-Cov-2.

"A gente vai observar esses dois primeiros dias da vacinação 59+ e, se der certo, vamos baixar para 58+", disse a secretária de Saúde do Cabo, Ana Maria Albuquerque. A intenção da administração municipal é baixar a idade da fila de prioridades a cada dois dias.

De acordo com os últimos dados do Informe Epidemiológico do Cabo, foram aplicadas 33.789 primeiras doses na população e outras 14.865 segundas doses, totalizando 48.654 administrações das três vacinas disponíveis, Coronavac, AstraZeneca e Pfizer.

A campanha continua nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4), mesmo com o ponto facultativo no município por causa do feriado de Corpus Christi. Na quinta serão vacinados os trabalhadores  da rede federal de ensino e das instituições de ensino superior  e no sábado serão vacinados aqueles profissionais que perderam o dia da sua vacinação, os faltosos.

É necessário que as instituições de ensino enviem a lista de profissionais de suas unidades para a Secretaria de Educação. Apenas os trabalhadores que tiverem o nome na lista serão vacinados. Na rede privada, apenas os profissionais das instituições reconhecidas pelo Conselho Municipal de Educação poderão ser vacinados. É necessário que a escola entre em contato com o Conselho para enviar a relação dos seus profissionais.

Apenas o pessoal da ativa será vacinado. Quem está em licença médica, licença prêmio, professores cedidos ou é aposentado não entra nessa fila de prioridade. Para receber o imunizante, o profissional precisa levar ao local de vacinação o seu documento de identidade, CPF, cartão do SUS e o contracheque.

As aplicações das vacinas acontecem no Centro de Vacinação Covid-19, na Praça Nove de Julho. Na sexta-feira e no sábado, além deste local, quatro escolas municipais vão abrir suas quadras: Escola Manoel Davi (Ponte dos Carvalhos), Eronides Soares (Pontezinha), Padre Antônio de Melo (Charneca) e Professora Maria Thamar (Gaibu).

Por Leonardo Spinelli

Foto: Léo Domingos

Mais sobre Coronavírus

Cabo é um dos primeiros municípios do Estado a vacinar pessoas com 40 anos ou mais contra a covid-19