Prefeitura do Cabo promove capacitação de produção de sabão com óleo de fritura para mulheres de Enseadas dos Corais
access_time 15/06/2021

A programação do Mês do Meio Ambiente continua na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Nessa terça-feira (15), a Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema) promoveu uma capacitação de produção de sabão com óleo de fritura para as integrantes do Núcleo de Mulheres em Ação (Numa), grupo atuante de Enseada dos Corais.

A aula foi dada pelo grupo Green Girl, empresa recifense de negócios sociais e sustentáveis. De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Stela Caroline, a capacitação é importante pois as mulheres participantes serão multiplicadoras em suas comunidades. “Escolhemos esta semana para tratar de resíduos sólidos, que traz grandes problemas para a água e o solo do nosso município. Muitas pessoas não sabem o que fazer com o óleo e acabam descartando nos lugares errados. Escolhemos o Numa pela atuação delas em Enseadas”.

Ao todo, 18 pessoas participaram da formação. Jane Miranda é presidente do Numa e destacou que inserir essas boas práticas no dia a dia pode fazer a diferença. “Por muito tempo o conhecimento foi negligenciado para nós mulheres. Nosso maior foco aqui é empoderá-las através do conhecimento e ter esse olhar voltado para o meio ambiente. Agora podemos economizar produzindo nosso próprio sabão e ajudar o meio ambiente”.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Sillas Gabriel