Prefeitura reinaugura Caps Ciranda de Vida totalmente requalificado
access_time 01/07/2021

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, reinaugurou o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Ciranda de Vida de Ponte dos Carvalhos. O equipamento foi totalmente requalificado para atender, com mais conforto, as crianças do município.

A unidade compõe a Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde e é voltada para o atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais e ou em sofrimento pelo uso de álcool e outras drogas.

"Estou muito feliz porque Ponte dos Carvalhos está recebendo o Caps que vai atender mais de 120 crianças com idades de 2 a 14 anos e suas famílias. O centro está totalmente requalificado, bastante confortável, um espaço digno, tanto para as crianças, como para os familiares dessas crianças", disse o prefeito em sua visita na reinauguração do equipamento.

O centro dispõe de uma equipe multiprofissional com psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, médico psiquiatra, assistente social, fonoaudiólogo, técnico de enfermagem e arte-educador. No espaço, as crianças e jovens desenvolvem atividades individuais na perspectiva da reabilitação psicossocial e socialização familiar e comunitária.

Entre os espaços disponíveis de atendimento, o Caps Ciranda de Vida tem a parte de acolhimento, onde uma psicóloga faz o primeiro contato com os pacientes. O público também conta com consultório psiquiátrico e uma farmácia abastecida com os principais medicamentos. "Nós temos também a sala de terapia de grupo, onde as crianças fazem rodas de conversa.“

O Caps também conta com um espaço de convivência para as pessoas que estão sendo atendidas, além de uma área exclusiva para as crianças ao ar livre, com direito a brincadeiras como banho de mangueira e piscina, com vários brinquedos à disposição, melhorias que não estavam disponíveis no antigo endereço do Caps. "A gente qualificou o Caps Ciranda de Vida e a gente está entregando algo humanizado, digno", salientou a secretária.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Léo Domingos