Ação de combate a arboviroses é realizada no distrito de Pontezinha
access_time 01/07/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vem intensificando as ações para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças, como dengue, zika e chikungunya. Desta vez os serviços foram realizados neste sábado (3) no distrito de Pontezinha.

A ação aconteceu através de uma ação conjunta da Secretaria de Saúde e da Secretaria Executiva de Limpeza Pública. Um dos objetivos é conscientizar a população em relação à medidas de prevenção e de eliminação dos criadouros do mosquito. Ações como essas são importantes, principalmente, durante o período chuvoso.

Os agentes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) orientaram e informaram o público sobre os cuidados e medidas para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. De acordo com o gerente de Vigilância e Saúde, Ricardo Albuquerque, a ação contemplou oito quarteirões de Pontezinha, totalizando 522 imóveis visitados. Vive e cinco 25 agentes comunitários de endemias estiveram presentes.

A operação também contou com uma equipe de funcionários da Locar Gestão de Resíduos, que tiveram auxílio de um caminhão da Coleta Seletiva para recolher garrafas, papelão, pneu, vidros e plásticos. a equipe também realizou a coleta de entulhos que acumulam água. Uma retroescavadeira e uma caçamba foram utilizados nos trabalhos.

Para a moradora de Pontezinha Suzana Leite dos Santos, 46 anos, moradora a ação é muito importante para a localidade. “Eu e minha família tivemos recentemente dengue. Com ações como essa, a prefeitura evita que outras pessoas sejam infectadas”, disse.

A dengue é uma doença grave e pode matar. Alguns sintomas são febre alta, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. A melhor forma de prevenção é cuidar do ambiente para evitar focos de água parada onde ocorre a proliferação do mosquito. Por isso, é fundamental medidas preventivas para deixar a casa segura.

Por Gesla Ferreira

Foto: Mariangela Viana