Cabo lança serviço laboratorial em domicílio para a população que tem dificuldades de locomoção
access_time 05/07/2021

A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho iniciou nesta terça-feira (6) a realização de exames laboratoriais nas casas das pessoas que têm dificuldades de locomoção, estão acamadas ou que possuam alguma doença que as impede de sair de suas residências. A equipe de técnicos de Saúde da prefeitura vai se deslocar até as casas para fazer a coleta dos exames solicitados pelo médico.

Na lista de diagnósticos disponíveis estão os exames de sangue (hemograma), sumário de urina e fezes. Os resultados ficam disponíveis de cinco a dez dias no Laboratório Municipal do Cabo. Para ter acesso a eles, a pessoa responsável pelo usuário, deverá apresentar o RG do paciente.

“Hoje eu tenho um sentimento de gratidão e satisfação por estar atendendo os acamados da nossa população cabense e pessoas que têm algum problema de mobilidade, que não podem sair de sua casa. Esse novo projeto é muito satisfatório, tanto para nós profissionais da área de saúde, como também para os familiares dos acamados”, disse a técnica de enfermagem, Evanir Maria da Silva Santana.

Os usuários do novo serviço municipal, a exemplo de Sandra Bezerra dos Santos, filha da paciente Joana Francisca dos Santos, 73 anos, moradora do Bairro São Francisco, elogiam a iniciativa da prefeitura. “É uma iniciativa positiva. Nós que acompanhamos uma pessoa acamada, temos muitas dificuldades de tirá-los de casa. E o laboratório vindo até a gente, isso é muito bom”, ressaltou.

Para solicitar exames laboratoriais dos acamados, o usuário do SUS deve ligar, de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h, para os telefones 3524-6033 ou 3521-6707.

Por Gesla Ferreira

Foto: Léo Domingos