Instagram Facebook Twitter Youtube e-SIC: Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

accessibility
Alto contraste
brightness_6
Aumentar texto
zoom_in
Diminuir texto
zoom_out
Teclas de atalho


Procon fiscaliza detalhamento de preços praticados pelos postos de combustíveis
access_time 08/07/2021


O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou, nesta quinta-feira (08), a fiscalização nos postos de combustíveis do Cabo de Santo Agostinho, com objetivo de detectar o cumprimento do decreto federal 10.634/21.

Com essa determinação, os postos de combustíveis devem informar ao consumidor a composição do valor cobrado na bomba. O decreto foi assinado pelo presidente, Jair Bolsonaro, no mês de fevereiro.

Cada posto tem sua própria política de preços, os quais incidem impostos, fretes, custos e mão de obra. Porém, mesmo com a autorização dos aumentos, é necessário evitar abusos contra o consumidor.

Segundo o decreto, os consumidores têm o direito de saber de forma clara os custos da formação dos preços dos combustíveis, por isso, os postos devem informar seus clientes.
O decreto também disciplina o modo de apresentação dos preços em casos de concessão de descontos por meio de aplicativos de fidelização.

As placas devem apresentar o preço real, de forma destacada; o preço promocional, vinculado ao uso do aplicativo de fidelização e o valor do desconto.

A proposta é garantir que os consumidores possam ser informados sobre a prática de preços e das possibilidades de adesão ao programa de fidelização para obtenção de descontos, devolução de parte do valor pago e outros benefícios.

Por Emanuela Arruda

Foto: Sillas Gabriel








© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha, CEP: 54.515-020 | Atendimento: +55 (81) 3521.6645
Ouvidoria: 0800.020.5544 ou (81) 3524.5544
CNPJ: 11.294.402/0001-62
E-mail: prefeitura@cabo.pe.gov.br