Programa de empreendedorismo vai capacitar 250 famílias das comunidades do território estratégico de Suape
access_time 20/07/2021

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, participou na manhã desta terça-feira (20) do lançamento do programa Suape Incentiva, projeto que irá beneficiar 250 famílias em situação de vulnerabilidade social. O evento foi realizado no auditório do centro administrativo do Complexo Industrial de Suape.

O programa é uma parceria de Suape e Sebrae-PE com as prefeituras de oito municípios. O objetivo é ofertar cursos e oficinas com ênfase no protagonismo feminino e dos jovens, para o fomento socioeconômico dos participantes e de seus familiares. O convênio tem vigência de 24 meses e contemplará, entre outras ações, 50 oficinas para desenvolvimento e sustentabilidade de pequenos negócios locais em comunidades do território estratégico de Suape.

“Essa iniciativa nos deixa ainda mais felizes em ver Suape reagindo positivamente no desenvolvimento industrial, econômico e social. O projeto vem somar forças para que mais famílias tenham oportunidades de se capacitar para trabalhar da melhor forma possível, garantindo o seu sustento através do empreendedorismo e das oportunidades de trabalho ofertadas por empresas instaladas em nossa cidade”, disse Keko do Armazém.

Moradores de oito municípios serão contemplados com o Suape Incentiva: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, na Região Metropolitana do Recife; e Sirinhaém, Rio Formoso, Escada e Ribeirão, na Zona da Mata Sul. O lançamento do programa contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio; do presidente de Suape, Roberto Gusmão; do superintendente do Sebrae-PE, Francisco Saboya; além de vários deputados estaduais, prefeitos e lideranças comunitárias da região.

“Mais que uma oportunidade de geração de renda, o programa Suape Incentiva quer reforçar o pertencimento das pessoas em relação à comunidade. Estimular o empreendedorismo, com foco em oportunidades e demandas locais, representa mais que um novo negócio ou um ganho econômico para as pessoas ou para a cidade. Trata-se de mostrar caminhos de inserir as pessoas economicamente a um contexto social que elas já participam. Esse programa quer entregar exatamente isso no território de Suape. Fazer essa população vulnerável se sentir cada vez mais parte do processo onde vivem”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio.

O diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, salientou que o lançamento do programa reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade das comunidades do território estratégico do complexo industrial e portuário. “É mais uma iniciativa alinhada com as melhores práticas de governança e de compromisso social, em consonância com os indicadores da plataforma ESG (Environmental, Social and Governance, sigla em inglês), que busca não somente medir as boas práticas ambientais, como também o apoio ao desenvolvimento social da região e ao crescimento econômico sustentável”, explica.

Serão ofertados diversos cursos sobre empreendedorismo, como mentoria de gestão de negócios, orientações para acesso à linha de crédito oferecida pelo Sebrae e assistência técnica para implantação de novos negócios. Na primeira etapa, o Sebrae-PE fará diagnóstico preliminar dos arranjos produtivos existentes na região. Em seguida, a instituição definirá o formato das capacitações e as comunidades contempladas, para abertura das inscrições.

Por Natália Andrade

Foto: Léo Domingos