Estudantes da zona rural do Cabo são premiados no 1ª Concurso de Desenho e Fotografia do Núcleo do Campo
access_time 27/07/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Municipal de Educação, premiou os estudantes ganhadores do 1ª Concurso de Desenho e Fotografia do Núcleo do Campo, setor de escolas da Rede Municipal de Ensino da zona rural. O tema da competição foi o “O olhar da agricultura familiar voltado para o resgate cultural da pessoa do campo”.

O concurso teve duas categorias: uma de Desenho colorido para alunos do 1ª ao 5ª ano do Ensino Fundamental; e outra de Fotografia para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). Os ganhadores da categoria desenho foram: Allany Vitória da Silva Moraes, da Escola Vereador José Procópio do Nascimento, em 1º lugar; e Ingrid Tais Melo Vicente, da Escola Vereador Gilberto Fragoso, em 2º lugar.

Na categoria fotografia, os vencedores foram: Jadson Roberto de Lima, da Escola Dr João Lopes e Lisvania de Souza Silva, da Escola Dr Humberto da Costa Soares. Todos os ganhadores receberam um smartphone. “Estou muito feliz, nem imaginava ganhar. Amo fazer foto espontânea e quando vi o arco-íris tirei logo”, disse Lisvania.

A escolha dos estudantes foi feita, em primeira etapa, nas instituições e cada escola enviou dois representantes de cada categoria. Em seguida foi montado um painel na Secretaria Municipal de Educação e os membros do órgão fizeram uma votação interna. “Essa ação foi criada para estimular os estudantes da zona rural e conscientizá-los sobre a preservação do ambiente de campo, onde eles vivem, e sobre a valorização da cultura desses locais. O concurso fomenta várias habilidades dos estudantes, desde o olhar crítico à pesquisa sobre as peculiaridades de onde vivem”, afirmou o secretário municipal de Educação, Heberte Gomes.

A gestora da Escola Dr. João Lopes, Lúcia Maria Araújo, afirmou que essa é uma oportunidade ímpar para os estudantes. “Os estudantes da zona rural são muito esforçados, mas nem sempre têm oportunidades. Essa é uma forma de valorizar esses alunos que muitas vezes são esquecidos por estarem distantes da zona urbana. Fico muito feliz de ver esse concurso acontecendo e saber que um dos estudantes da nossa escola levou o primeiro lugar”.

A mãe de Jadson Roberto, ganhador da categoria fotografia, Joseane Bonifácio, elogiou a iniciativa. “Sempre morei e estudei na área, mas na minha época não tive essa oportunidade. Fico muito feliz de ver meu filho tendo essa oportunidade”.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Mariangela Viana