Encontro debate a violência e o combate ao preconceito contra a mulher negra
access_time 29/07/2021

A Secretaria Executiva da Mulher, com o apoio da secretaria de Educação, Programas Sociais, Saúde e outras pastas da atual gestão, realizou, na quarta-feira (28), uma roda de encontro com o tema Quilombo, Engenho - Favela de Dandara a Marielle. O evento, realizado no auditório do CAM 1 e transmitido pelo Instagram da Secretaria da Mulher, marcou o mês de Julho das Pretas, pautado pela luta de mulheres negras e no combate ao racismo.

A secretária Executiva da Mulher, Walkiria Ferreira, enfatizou a importância do debate. ‘’Vamos levar essa discussão para os engenhos e comunidades, buscando trazer a construção do fórum de enfrentamento contra violência à mulher negra, através das demandas trazidas por estas mulheres. A partir destas discussões, apresentamos as vozes que estão fora do espaço de representatividade, decisão e poder’’, disse.

Além de Walkiria, participaram do encontro a coordenadora da Igualdade Racial no Cabo Gilmara Santana, a advogada Lucidalva Nascimento, a coordenadora da Comissão da Igualdade Racial da OAB, Manuela Alves, a coordenadora de Igualdade Racial de Pernambuco, Marta Almeida e a professora e pesquisadora Sueli Nunes.

Segundo Sueli Nunes é necessário não perder a noção de responsabilidade e das origens. "O que devemos executar é sempre dois passos para frente e um passo para trás, para não esquecermos que outras precisam segurar em nossas mãos, porque nós já estamos segurando nas mãos de outras mulheres."

"Ministro, por muitas vezes, aulas de turbante, com o meu cabelo black para levar a representatividade da minha cor em cada espaço que eu ocupar, sempre deixando visíveis os traços de quem eu sou”, disse Manuela Alves.

Por Jonatas Cavalcante

Foto: Mariangela Viana