Engenho Sacambu recebe Projeto Saúde nos Engenhos e em Áreas Descobertas de Atenção Primária à Saúde
access_time 05/08/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho continua a todo vapor com o Projeto Saúde nos Engenhos e em Áreas Descobertas de Atenção Primária à Saúde. Nesta quinta-feira o projeto levou as atividades itinerantes para a população do engenho Sacambu, na associação dos moradores.

O projeto teve início na gestão de 2019 do prefeito Keko do Armazém e foi retomado no mês de julho e acontece a cada 15 dias em lugares diferentes do município. O objetivo é levar assistência de qualidade às comunidades de difícil acesso.

Os moradores do engenho Sacambu que não tinham recebido a vacina contra a covid-19 receberam o imunizante da Janssen, de dose única. Quem tem 30 anos ou mais de idade foi vacinado (por conta do difícil acesso ao local). Para o público em geral, o município está imunizando pessoas com 34+.

Além disso, tiveram acesso a atendimento médico clínico geral, aferição de pressão arterial, saúde bucal com entrega de kits e palestras educativas. E também exames de Infecção Sexualmente Transmissível (IST) de sífilis, HIV e hepatite.

Os populares também receberam atendimento de enfermagem, agendamento de exames laboratoriais e de algumas especialidades médicas. Houve ainda entrega de preservativos masculino e feminino, cartilha e panfletos sobre educação sexual e doenças sexualmente transmissíveis.

Durante o atendimento, a secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque, ressaltou a grande importância que a iniciativa tem para o município. “Estamos retomando o projeto de trazer a saúde para os engenhos, trazendo os serviços de saúde para a população que mora em áreas de difícil acesso e mais distantes, população carente e que precisa muito dos cuidados da saúde. Então, estamos retomando um projeto do prefeito Keko do Armazém, ainda de 2019, agora em 2021, com mais força e energia”, disse. Ela ainda ressaltou que o projeto leva um pouco dos serviços de saúde para que a população tenha acesso a saúde de mais qualidade.

A moradora do engenho Sacambu, Marluce Maria da Costa, 60 anos, ficou bastante alegre, pois nunca que um projeto como este foi realizado no engenho Sacambu. “Esta ação praticamente está sendo em nossas residências, é muito gratificante poder cuidar da minha saúde”, disse.

Por Gesla Ferreira

Foto: Sillas Gabriel