Cabo leva orientação sobre os direitos das mulheres às comunidades distantes do município
access_time 16/08/2021

Como parte das comemorações referente ao Agosto Lilás, em homenagem à Lei Maria da Penha no combate aos casos de violência doméstica no Brasil, a Prefeitura do Cabo deu início nesta segunda-feira (16) ao evento Papo de Mulher no Engenho Arariba, zona rural do município. O projeto é uma realização da Secretaria Executiva da Mulher (Semul).

O objetivo da conversa é levar as informações dos serviços ofertados pela secretaria às comunidades e, com um bate-papo descontraído, falar sobre violência doméstica, familiar e de gênero, além de ouvir sugestões sobre qual ação é mais efetiva no âmbito das políticas públicas voltadas para as mulheres.

“A ideia é levar a discussão sobre os direitos da mulher e fazer reflexões sobre a estrutura machista e violenta que nos oprime e que muitas vezes nós mulheres reproduzimos sem perceber. Através dessas conversas podemos fazer com que elas enxerguem a importância dessa rede de apoio e começar a quebrar os padrões de violência presentes na sociedade”, argumenta Walkiria Alves, secretária da Mulher do Cabo.

Com o grande sucesso das ações, a assessora especial da secretaria da Mulher, Larissa Farias, conta que os bate-papos ficaram mais rotineiros nos locais remotos da Cidade do Cabo devido ao projeto Semul itinerante, que, em breve, ajudará a ampliar a prestação de serviços da pasta.

“O objetivo é levar os serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher às localidades mais distantes da cidade, como assentamentos, comunidades rurais e quilombolas.”

AGENDA - AGOSTO MULHER

- PAPO DE MULHER - Palestra na Associação do Engenho Arariba.
Dia 16/08 - 14h

Dia 17/08 - 14h - Ponte dos Carvalhos

- RODA DE DIÁLOGO - Palestra "O silêncio não protege!"
Dia 19/08 - 15h - Vila Claudete - Parceria com Suape.

- 15 ANOS - PERNAMBUCO E A LEI MARIA DA PENHA - Evento principal
Dia 23/08 - 16h - Praça da Estação (Centro do Cabo)

Dia 24/08 - 14h - Engenho Mercês

Dia 25/08 - 14h - Bairro da Charneca

- CAMINHADA COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - Parceria Suape
Dia 26/08 - 09h - Vila Claudete

-15 ANOS - PERNAMBUCO E A LEI MARIA DA PENHA - Palestra Maria da Penha
Dia 30/08 - 14h - Gaibu

- ENCERRAMENTO - EVENTO "VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER TAMBÉM É PROBLEMA NOSSO!" - Autoridades masculinas do município discutindo a Lei.
Dia 31/08 - 14h - No CAM I (Sede da Prefeitura).

Por Camilla Moura

Foto: Mariangela Viana