Testagem de covid-19 é descentralizada para postos e unidades de saúde do município
access_time 16/08/2021

Atendendo a uma demanda do Ministério da Saúde para descentralizar a realização de testes de covid-19 da população, o Cabo de Santo Agostinho passa a descentralizar o serviço com o objetivo de deixá-lo cada vez mais próximo do usuário. A partir desta terça-feira (17) todos os 44 postos de saúde do município, além das unidades hospitalares de média complexidade, passam a realizar os testes de detecção do novo coronavírus.

Nos postos de saúde serão atendidas as pessoas com sintomas leves da doença, que podem fazer o teste rápido e, no Hospital Mendo Sampaio, além do teste rápido, também é disponibilizado o chamado teste de Swab Nasal. Nos postos o atendimento acontece das 8h às 16h e na rede de média complexidade a testagem é realizada 24h por dia.

Além do Mendo Sampaio, único que realiza o Swab Nasal e testagem rápida, a rede de média complexidade abrange o Hospital Infantil (que faz apenas o Swab Nasal), o Jamaci de Medeiros, a Maternidade e o SPA de Gaibu.

CSU VILA ROCA

Com a mudança, o antigo Centro de Testagem da Vila Roca - que centralizada a realização de exames da covid-19 no município - será desativado e passa a funcionar como sede do Centro de Saúde Vila Roca. Seu antigo endereço será fechado.

No Centro de Saúde Vila a Roca a população local tem acesso a uma gama de serviços de saúde, como pré-natal, puericultura, atendimento clínico e consultas com diversas especialidades médicas.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Sillas Gabriel