Consultoria realiza oficinas com o pessoal da prefeitura para a elaboração do PPA 2022/2025
access_time 23/08/2021

A Prefeitura do Cabo inicia nesta terça-feira (24) oficinas temáticas com as secretarias e órgãos oficiais do município para a elaboração do Plano Plurianual 2022/2025 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022. As oficinas serão ministradas pelo pessoal do Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal (Cespam), consultoria contratada pela administração para auxiliar na feitura do orçamento municipal dentro do plano de governo do prefeito Keko do Armazém.

Nesta segunda (23), o pessoal da prefeitura participou de um seminário com os técnicos da Cespam para uma apresentação de como se darão os workshops preparatórios. “Estamos fazendo com que a nossa equipe planeje de forma mais realista as propostas e o planejamento do orçamento de 2022 e dos próximos anos”, disse a gerente de Orçamento da Secretaria de Planejamento do Cabo, Rejilene Feijó.

O pessoal da prefeitura recebeu nesta segunda um manual para a elaboração das peças orçamentárias que deverão ser entregues por cada secretaria. O documento aborda desde as questões primordiais do e conceitos básicos do plano plurianual, diretrizes, objetivos e metas. O documento também traz detalhes do planejamento e implantação do ciclo de gestão do PPA, as etapas de sua elaboração, previsões de receitas e orientação estratégica, assim como a estruturação dos programas e ações previstos em cada pasta, a formalização do documento e aspectos técnicos sobre classificações orçamentárias e parâmetros para a elaboração da LOA.

Pelo documento o pessoal da prefeitura também tem acesso a informações importantes como os limites constitucionais e legais, e como devem ser feitos os demonstrativos de receita e despesa de acordo com a Lei 4.320/1964.

É válido salientar que pela norma vigente, no primeiro ano de mandato do prefeito, o Poder Executivo Municipal tem que elaborar o Plano Plurianual para vigorar do segundo ano da legislatura ao primeiro ano do mandato subsequente. Este documento é o que vai nortear as ações do governo no período, com orientação estratégica, objetivos e metas da administração, com projetos de investimentos ou atividades organizadas em programas de trabalho.

As oficinas de trabalho com os técnicos da Cespam têm início nesta terça (24) com o pessoal da secretaria de Programas Sociais, fundos e de combate às drogas. Coordenação Regional e Limpeza também terão seus encontros nesta terça.

Na quarta-feira (25) segue a programação com o pessoal de Saúde, Gestão (Gabinete), Administração, Finanças e Logística. Na quinta (26) é a vez da Educação, Fachuca, Secretaria da Mulher e Comunicação Social. Na sexta (27), Infraestrutura (Gabinete), Obras e Habitação. As oficinas terão continuidade na semana que vem com as demais secretarias e órgãos do governo municipal.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Emanuel Silva