Cabo de Santo Agostinho organiza trânsito e circulação nas ruas e calçadas do Centro
access_time 23/08/2021

Dando continuidade a operação conjunta de revitalização do Centro do Cabo, a Gerência de Trânsito e Transporte (GTT) vai implantar o sistema de vagas rotatórias.

A circulação de pessoas e veículos na localidade é sempre intensa e muitas vezes era prejudicada pela presença de ambulantes nas calçadas e ruas. Com a transferência desse pessoal para boxes específicos no Mercadão, a ação trouxe mais fluidez ao trânsito na área e reforçou a fiscalização e organização do espaço público.

O comerciante, Jamerson Bezerra de Souza, de 54 anos, elogia o trabalho da prefeitura. “Achei que estava precisando há muito tempo. Desde que organizaram o Centro, conseguimos circular melhor, os mototáxis agora ficam nos seus devidos lugares, sem aquele gargalo que existia antes. Muito positiva a ação”, disse.

Antes do sistema começar a rodar, a Secretaria Municipal de Defesa Social, a Secretaria Municipal de Regionais e Serviços Públicos realizaram a sinalização vertical e horizontal das vias, realocação dos ambulantes e aumentou a presença dos agentes de trânsito.

“O objetivo é atender espaços importantes da cidade e democratizar as vagas, garantindo a todos o acesso aos estacionamentos disponíveis, beneficiando comerciantes, clientes, e possibilitando o aumento no fluxo de frequentadores”, explica Silvio José, gerente de Trânsito e Transportes.

A Gerência também iniciará uma campanha educativa para orientar a população sobre o uso correto do estacionamento. O objetivo é atender espaços importantes da cidade e democratizar as vagas, garantindo a todos o acesso aos estacionamentos disponíveis, beneficiando comerciantes, clientes, e possibilitando o aumento no fluxo de frequentadores.

Com a mudança, o tempo máximo de permanência de carros vai variar de duas a cinco horas, a depender da sinalização regulamentada nos locais, ao custo de R$ 3. Para ativar a vaga pelo smartphone, o usuário deve cadastrar a placa do veículo, realizar a compra de um cartão de Zona Azul digital (utilizando cartão de crédito ou débito), escolher o tempo de permanência, conforme sinalização indicativa na via e, por fim, confirmar a ativação. Ao utilizar o aplicativo, o usuário receberá uma notificação quando o seu tempo de permanência estiver acabando e poderá fazer a renovação da mesma vaga apenas uma vez.

Por Emanuela Arruda

Foto: Léo Domingos