Secretaria de Educação adia divulgação de resultado dos selecionados do Aprova Cabo
access_time 24/08/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Municipal de Educação, informa que a divulgação do resultado da seleção simplificada para o Programa Aprova Cabo foi adiada para o dia 27 de agosto.

No novo calendário, publicado no Diário Oficial dos Municípios desta terça-feira (24), os recursos poderão ser ingressados nos dias 30 e 31. O resultado dos recursos e a lista final de classificados será publicada no dia 3 de setembro. No dia 6 acontecerá a apresentação da documentação dos selecionados na Secretaria Municipal de Educação.

O Programa Prova Cabo tem o objetivo de preparar os estudantes do 5º ao 9º ano da Rede Municipal para avaliações do Saepe (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) e Prova Brasil (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), de forma a aumentar o ingresso dos alunos nas Escolas Técnicas Estaduais e Institutos Federais de Educação. O reforço também é uma tentativa de amenizar o déficit na aprendizagem causado pelo período pandêmico que levou ao afastamento dos estudantes das aulas presenciais.

A seleção pública simplificada é para a contratação temporária de 60 professores para atuar neste reforço.Serão contratados 30 professores de língua portuguesa, sendo duas vagas reservadas para portadores de deficiência e outros 30 de matemática, com o mesmo número de vagas para PCDs, cumprindo a exigência de 5% de vagas para esse público, de acordo com o que rege a Constituição do Estado. Haverá, ainda, formação de cadastro de reserva para professores de braile e intérpretes de libras.Os contratos temporários terão prazo de 50 dias (prorrogáveis por igual período), a contar da data de início das atividades do Aprova Cabo, marcado para começar em 18 de setembro.

As aulas aos sábados vão beneficiar os 5 mil estudantes das escolas municipais e vão acontecer em 12 polos da cidade. A abertura do programa acontece no dia 11 de setembro, de forma remota, e no dia 18 presencialmente. A prefeitura vai fornecer alimentação aos estudantes nos oito sábados de duração do reforço escolar. O processo seletivo visa atender à necessidade temporária do município para iniciar o programa e será realizado em uma única etapa de avaliação curricular (análise de títulos) em caráter eliminatório e classificatório.

O salário pago àqueles que passarem pela seleção está previsto em R$ 26 a hora/aula com acréscimo de 50% de trabalho aos sábados, totalizando R$ 2.496, além de R$ 400 referentes a ajuda de custo. As jornadas de trabalho serão de 64 horas/aula, constituídas de 8h/aulas por sábado.

A seleção é interna e externa, ou seja, os professores da Rede Municipal também podem se inscrever.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Léo Domingos